No sábado, 16 de Setembro, André Cardoso, de 27 anos, que sofre de paralisia cerebral, cumpriu o sonho de fazer uma peregrinação a pé até Fátima, contando para tal com a decisiva ajuda do padre obidense David Palatino.
A 6 de Julho André Cardoso estava em sua casa, em Porto de Mós, quando ouviu passar um grupo de 80 peregrinos vindos de Óbidos e pediu se os podia acompanhar. O pároco que organizou essa peregrinação, David Palatino, ficou impressionado com a vontade revelada por André Cardoso em se deslocar a pé ao Santuário e comprometeu-se a acompanhá-lo numa futura peregrinação a combinar.
Falou então com a mãe do jovem e foram acertados os pormenores para que o desejo de André se cumprisse. O jovem tem dificuldades motoras e cognitivas e é quase invisual.
A missão foi dada a conhecer à Gazeta das Caldas pelo próprio David Palatino, em carta publicada na edição de 15 de Setembro, onde revela o sonho de André e que este se concretizaria desde Porto de Mós, localidade onde o caldense reside, até Fátima.
A viagem teve lugar a 16 de Setembro e começou às sete da manhã em Óbidos. Uma hora depois, os peregrinos (um grupo de 110 pessoas de Óbidos, Caldas e Alenquer) estavam em Porto de Mós onde se uniram a André Cardoso para ir a pé até ao Santuário, realizando um percurso de 14 quilómetros.
O jovem caldense André Cardoso sempre frequentou a escola e actualmente é utente do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor.