As primeiras 54 árvores que serão plantadas no futuro Parque de Lazer de Santo Onofre, no terreno entre o Cencal e o Colégio Rainha D. Leonor chegaram, esta terça-feira, ao destino.
Segundo Ruben Parta, arquiteto paisagista, a principal preocupação foi trazer espécies autóctones, como oliveiras, choupos, freixos, plátanos e olaias, entre outras, que vão criar diferentes ambientes de cores e cheiros e não necessitarão de manutenção frequente, por se darem bem na região.
O projeto está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e pela União de Freguesias de Santo Onofre e Serra da Bouro e foi divido em três fases. A primeira consistiu na limpeza do terreno e na criação de trilhos, a partir de caminhos traçados pelas pessoas. Na segunda fase, foram plantadas as novas árvores. A última fase consiste na instalação de alguns equipamentos amovíveis de fitness e para crianças e restante mobiliário urbano.
A intervenção deste espaço, que está reservado para o futuro hospital do Oeste, foi apresentada em outubro do ano passado, e promete, segundo Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas da Rainha, proporcionar “um espaço de lazer alternativo, fazendo ligação ao Abraço Verde no complexo desportivo”.