Parque e ruas servem de palco para animação

0
477
A Banda espanhola Municipal de Lleida veio ao Oeste a convite da Sociedade Musical e Recreativa Obidense

O verão nas Caldas traz várias propostas de animação com várias géneros musicais

Na sexta-feira, 14 de julho, o ciclo Bandas no Parque contou com a atuação da Banda Municipal de Lleida (Espanha). O serão contou com o típico clima caldense, fresco e até com alguns aguaceiros. Estes últimos acabaram por afastar algum do público mas não intimidou os músicos espanhóis que atuaram sem deixar que os pingos de água, irregulares, lhes perturbassem a atuação.
No final, o presidente da União de freguesias de N. Sra. Pópulo, Coto e S. Gregório, Pedro Braz, e a vereadora da Cultura, Conceição Henriques agradeceram a presença da banda e público, sobretudo pela resistência perante o mau tempo. “Festa molhada é festa abençoada!”, disse a autarca, satisfeita com a atuação da banda espanhola que é liderada pelo maestro Amadeu Urrea. Ao todo são 36 elementos com idades entre os 17 e os 70 anos. “Adorámos tocar aqui nas Caldas, tivemos um público fantástico!”, disse o responsável, nada importado com o serão onde alguns elementos do público optaram até por abrir os seus chapéus de chuva. Começámos com música clássica, trouxemos excertos da ópera Carmen, zarzuelas, música espanhola e malaguenha”. Em seguida optámos por música ligeira de Frank Sinatra e depois de canções típicas da Catalunha, Lady Gaga para conquistar a juventude e também música disco. “Sim, é seguro que vamos voltar!”, disse o maestro que esteve em digressão com o seu grupo e que, além das Caldas, também atuou em Óbidos,no 71º aniversário da Banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, em Lisboa e ainda em Sintra.

No sábado de manhã os Dixie Gringos animaram as ruas da cidade, atuando pelas prinicipais artérias, sem esquecer a Praça da Fruta.

No dia seguinte, 15 de julho, foi a vez de atuar a banda A-dos-Francos que atuou com a participação de bailarinos da Associação de Dança das Caldas.
No sábado de manhã, 15 de julho, foi a vez dos Dixie Gringos animarem as ruas do centro da cidade, no programa CCC Fora de Portas. A banda de Coimbra que se dedica ao jazz trouxe às Caldas uma atuação que agradou a miúdos e graúdos. “Apostámos numa programação eclética que inclui bandas itinerantes de jazz, artes circenses e grupos para o público juvenil”, disse Mário Branquinho, diretor do CCC. Esta banda de Coimbra, que veio às Caldas da Rainha dar a conhecer o seu registo jazzístico, trouxe também “uma forte dose de improvisação, e até humor e descontração”, acrescentou o responsável, explicando que para além das ruas, também o parque e os museus da autarquia são também espaços de atuação. “É um programa que vai ao encontro de vários públicos e que é também um contributo para uma cidade cada vez mais turística”, rematou.
Ainda na noite de sábado, no cais da Foz do Arelho, a banda Xeques Orquestra apresentou a nova digressão, “Viagem”, e contou com plateia repleta na zona do antigo Cais. Entre os dias 21 a 23 julho, a praia recebe a primeira edição do Foz Beats, um festival de música de entrada gratuita onde vão atuar artistas como BCKappa, Piruka, Voodoo Child,Virgul, Funkoff, Kura, entre outros.■

No sábado à noite, a banda Xeques Orquestra – que já completou os seus 30 anos de carreira – deu um concerto de casa cheia na zona do cais na Foz do Arelho