Páscoa solidária para as crianças ucranianas

0
400

Meia centena de crianças refugiadas da Ucrânia e a residir nas Caldas tiveram uma festa na tarde de Sexta-feira Santa na Columbófila

Cerca de 50 crianças receberam coelhos em chocolate para assinalar a Páscoa, na passada sexta-feira. A ideia partiu de uma caldense que ofereceu os chocolates e quis que fossem entregues na Sexta-feira Santa, que é, por tradição, o dia em que se oferecem as amêndoas.
A este gesto solidário seguiram-se outros e a comunidade ucraniana das Caldas organizou uma festa para as crianças, que decorreu na Sociedade Columbófila Caldense, onde foram colocados dois insufláveis e um espaço para pinturas faciais.
“Publiquei nas redes sociais que precisava de voluntários para fazerem as pinturas faciais e, em meia hora, ofereceram-se 10 pessoas”, salientou Yara Pernay, representante da comunidade ucraniana nas Caldas, agradecida com a solidariedade das pessoas da região.
Houve também um lanche partilhado, que contou com a colaboração de algumas das refugiadas ucranianas nas Caldas, que enfeitaram as mesas e confecionaram doces típicos do seu país, bem como de ofertas de pastelarias desta região.
“Tudo resulta da boa vontade da comunidade local”, concretizou Yara Pernay, natural de Chernivcy, na Ucrânia e que vive em Portugal há 21 anos.
“Queremos que se sintam acolhidos nesta cidade”, disse a voluntária caldense Teresa Serrenho, numa pequena cerimónia, que contou também com a presença de um representante da Igreja Ortodoxa de Portugal.
O arcipreste João Carvalho manifestou disponibilidade para prestar apoio espiritual aos recém-chegados e ajudá-los no que for necessário à sua plena integração. “A minha função é a de prestar os sacramentos, como da comunhão e da confissão, assim como a benção de casas, e todo o apoio que a igreja tem para oferecer”, disse à Gazeta das Caldas.
A exercer o sacerdócio no Mosteiro do Nascimento da Mãe de Deus, no Carregado, e também na catedral de S. Martinho de Dume, em Benfica, João Carvalho está disponível para apoiar os fiéis de toda a esta região.

Espaço para convívio
Até ao momento já chegaram cerca de 200 refugiados ucranianos às Caldas da Rainha, que encontram ajuda alimentar e ao nível do vestuário no centro de apoio situado no Arneirense e apoio jurídico no gabinete criado pela autarquia. Mas a comunidade ucraniana que lhes presta apoio percebeu que, por vezes, precisam de um abraço e de um espaço para poderem falar e partilhar as suas emoções, problemas e experiências. Foi assim que surgiu a possibilidade de terem uma sala na Sociedade Columbófila, que está aberta todos os dias úteis, entre as 11h00 e as 18h00, e que permite o convívio entre os refugiados e também a comunidade ucraniana instalada na região.
De resto, é também naquele local que duas voluntárias estão já a dar aulas de Português para ucranianos. ■

- publicidade -