Agricultor do concelho de Peniche entra para o livro dos recordes por ter conseguido a maior batata doce do mundo
Adriano Faustino é agricultor em Reinaldes, aldeia que pertence ao Casal da Boavista na Atouguia da Baleia (Peniche), atividade que acumula com a de proprietário de um restaurante em Peniche.
O produtor dedica-se à plantação de batata doce e há três anos que tenta bater o recorde, criando a maior batata doce do mundo. Este ano, conseguiu, com um pé de batata de 75 quilos.
Nos últimos anos, conseguiu que alguns dos exemplares criados no seu terreno tivessem ultrapassado os 30 quilos. “Há dois anos consegui uma batata com 31,5 quilos e no passado com 34,8 quilos”, disse Adriano Faustino à Gazeta das Caldas. E qual não foi o espanto deste produtor quando o pé que começou a desenterrar este ano duplicou este peso: 75,1 quilos de batata doce num só pé! Um feito assinalável, que deixou Adriano Faustino muito satisfeito, pois desta forma vai poder constar no livro dos recordes do Guinness.
“O anterior recorde estava nos 37 quilos e foi conseguido em Lanzarote”, em Espanha, revelou o produtor, que conta com o apoio a Câmara de Peniche para tratar da burocracia que o vai permitir chegar ao livro que integra os recordes em todo o mundo.
Adriano Faustino explicou que o pé que ultrapassou os 75 quilos possui seis ou sete grandes batatas doces, mas são todas oriundas do mesmo pé. E, afinal, qual é o segredo do sucesso desta produção especial? “O terreno é estrumado pelas ovelhas e, depois, é regado com muita água”, explicou o agricultor, dono do restaurante Minhoto 2, situado na parte histórica de Peniche, junto à Igreja da Misericórdia. No estabelecimento também organiza a Semana Gastronómica da Batata Doce. A última edição decorreu em janeiro deste ano.
A iguaria que o próprio produz em grande estilo fez parte dos pratos principais e também originou sobremesas.