Na próxima vez que visitar o centro comercial La Vie deixe-se surpreender pela presença da peça Lobo junto aos cinemas, por um grupo de andorinhas que conduz ao supermercado e por várias lagostas e folhas de couve que agora decoram as colunas junto à área da comida.
As peças fazem parte da exposição “Bordallo Pinheiro, o Génio da Cerâmica Portuguesa” e integra 154 peças de Bordallo Pinheiro divididas por 21 núcleos. A iniciativa resultou de uma parceria entre o La Vie e as Faianças Bordallo Pinheiro.
As obras encontram-se distribuídas pelos pisos do centro comercial. No rés-do-chão há sapos, rãs e lagartos, no segundo há sardões e um espaço onde se encontram as típicas figuras de movimento Ama das Caldas, o Padre, o Polícia Civil e, claro, o Zé Povinho.
Luís Loureiro, administrador da Widerproperty (empresa que gere o La Vie) afirmou que este projecto nasceu com o objectivo de homenagear Bordallo Pinheiro e que a sua concretização demorou 10 meses, sob coordenação de Elsa Rebelo, directora artística da fábrica caldense. O responsável deu ainda a conhecer que estão em curso parcerias com a ESAD e com o Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro.
Para Nuno Barra, administrador da Visabeira e da Bordallo, “não é vulgar inaugurar instalações públicas bordalianas com esta dimensão” pois são mais de 150 peças. Segundo o administrador, 2017 “foi o melhor ano da história da Bordallo Pinheiro” que teve uma facturação de 1,6 milhões de euros e com resultado positivo de 815 mil euros.
Em troca pela presença da exposição, a Bordallo Pinheiro vai realizar iniciativas ao longo do ano no centro comercial.
O vice-presidente da Câmara, Hugo Oliveira, revelou-se satisfeito com esta exposição que considera ser uma extensão da Rota Bordaliana que já existe no centro da cidade e que prevê ampliar no futuro.