A Pediatria do Hospital das Caldas recebeu 30 obras da coleção literária do Pingo Doce. O projeto, que decorre este ano pela primeira vez e tem por objetivo promover a literacia infantojuvenil.
Os livros infantis, para idades compreendidas entre os 2 e os 12 anos, são entregues às unidades de pediatria juntamente com uma casa biblioteca em madeira para acomodar a coleção. No total, a nível nacional, serão entregues mais de três mil livros.
Entre as obras infantojuvenis podem-se encontrar alguns dos livros vencedores do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, como O Livro que não sabia o que queria ser, de Márcio Martins e de Cláudia H. Abrantes, e o Avó Minguante de Daniela Leitão e de Catarina Silva, além de outros títulos como O Incrível Livro dos Porquês, de O Leão da Biblioteca, Uma história de Amizade, ou o Capuchinho Vermelho da Coleção Histórias de Encantar.
“Acreditamos que a recriação destes simbólicos “Bairros de Leitura” – formados pelas bibliotecas em forma de casinhas, que entregaremos aos hospitais pediátricos de todo o país – representarão mais do que os livros e as histórias que carregam. Contamos que sejam também uma nova fonte de alegria e companhia para as crianças em internamento”, refere Filipa Pimentel, diretora de Sustentabilidade e Impacto Local do Pingo Doce. A responsável realça ainda a importância de contribuir “para que as crianças em contexto hospitalar possam manter os seus hábitos de leitura e tudo de bom que a leitura lhes pode proporcionar”. ■