Soldados da paz vão percorrer mais sete freguesias no fim de semana. Cortejo de Oferendas é a 29 de novembro
A Associação dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha prossegue, no próximo fim de semana, o peditório anual, que visa recolher fundos que complementem as receitas que garantem a atividade da própria corporação, que tem um orçamento anual superior a 1 milhão de euros.
No passado fim de semana, os soldados da paz caldenses iniciaram o peditório na cidade e prosseguiram as visitas às freguesias rurais.
Na cidade, o peditório foi feito com auxílio da edição de 5 de novembro da Gazeta das Caldas, que continha um suplemento dedicado àquela corporação, e que continuará a ser distribuído na ação deste fim de semana. O jornal pode ser adquirido pelo valor simbólico de 1 euro, que reverte por inteiro a favor da corporação.
Entretanto, o peditório prossegue com a visita a sete freguesias do concelho, dividindo-se entre a cidade e as freguesias rurais.
Este sábado, 14 de novembro, os soldados da paz vão percorrer as freguesias de urbanas de Santo Onofre e de Nossa Senhora do Pópulo, e as rurais de Santa Catarina e São Gregório.
Fora do espaço urbano, a comitiva incluiu sempre bombeiros fardados e elementos em representação das juntas de freguesia, que estão devidamente equipados de modo a responder às precauções que a pandemia de covid-19 obriga.
No domingo, 15 de novembro, continua o peditório na freguesia de Santo Onofre e as comitivas vão dirigir-se igualmente à da Serra do Bouro, do Landal e também Salir de Matos.
Com o aproximar do final dos peditórios, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha está já, igualmente, a preparar o tradicional Cortejo de Oferendas, que este ano está sujeito, como todos os eventos, às restrições que a pandemia de covid-19 obriga.
O Cortejo de Oferendas está previsto para o dia 29 de novembro, mas não terá o desfile da Fanfarra da associação, que habitualmente o acompanha. Haverá, no entanto, o habitual desfile com as viaturas que exibem os cheques simbólicos com o montante angariada em cada uma das sedes de freguesia e, caso as condições o permitam, a habitual cerimónia de entrega dos respetivos cheques simbólicos pelos presidentes de junta. Já o convívio com a população, que habitualmente marca o dia do Cortejo de Oferendas não poderá ser realizado.
Calendários de 2021
Entretanto, já estão à venda os calendários de 2021 dos Bombeiros das Caldas, uma iniciativa que reúne vários parceiros, entre os quais a imobiliária LocalStar, a 91FM Rádio, a Natfood, Produções João Carlos Costa e a Gazeta das Caldas. As receitas desta iniciativa solidária revertem a favor da corporação caldense.