Peniche com dupla presença no concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular

0
417
A Renda de Bilros foi uma das seis candidaturas apresentadas pelo município de Peniche, em diversas categorias

Peniche garantiu uma dupla presença na lista de finalistas regionais do distrito de Leiria do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal.

A procissão marítima noturna em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, na categoria “Procissões e romarias”, e a renda de bilros de Peniche, na categoria “Artesanato” são duas das sete maravilhas do distrito, na qual não constam as candidaturas dos restantes municípios oestinos de Leiria.

Os finalistas da região de Leiria foram escolhidos de 42 tradições que enviaram candidaturas, tendo a selecção sido divulgada pela RTP, este domingo.

Marinha Grande também tem duas finalistas: o artesanato em vidro (categoria “Artesanato) e a arte xávega (categoria “Rituais e Costumes”).

De Leiria foi escolhido o enterro do Bacalhau (categoria “Rituais e Costumes”), enquanto da Batalha está em destaque a procissão dos caracóis da Festa em Honra de Nossa Senhora do Fetal (categoria “Procissões e romarias).

Por seu turno, Porto de Mós garantiu a presença na final com os muros de pedra seca (categoria “Artefactos”).

Nos concelhos do Oeste pertencentes ao distrito de Lisboa, três “Festas e Feiras” são também finalistas: a recriação histórica & mercado oitocentista (Lourinhã), as festas do Império do Divino Espírito Santo (Alenquer) e o tradicional Carnaval de Torres Vedras.

Os finalistas vão competir em 20 finais regionais que correspondem a 20 programas, com transmissão a partir de 6 de Julho na RTP1 e RTP Internacional. Desta ronda de programas serão apurados 20 patrimónios regionais através do voto popular.