Peniche: Mostra Internacional de Renda de Bilros com produtos inovadores

0
328
As rendilheiras de Peniche estiveram todos os dias a trabalhar ao vivo

E recorde de comitivas, com a presença de 24 representantes nacionais e estrangeiros

Peniche acolheu a 15.ª Mostra Internacional de Renda de Bilros, entre 14 e 16 de julho, numa organização do Turismo do concelho. Concertos de música clássica, atuações de ranchos folclóricos, demonstrações, sem esquecer o célebre desfile noturno, fizeram parte da mostra, na qual marcaram presença 24 comitivas nacionais e internacionais, um número recorde neste evento que acontece desde 2006.
“Nestes anos temos vindo a ter um aumento muito significativo das comitivas que têm marcado presença, com stands, na nossa mostra. Este ano, recebemos comitivas de países que ainda não tinham vindo, e foi o ano em que tivemos a maior participação”, afirmou a vereadora da Cultura de Peniche, Ana Batalha.
Representados estiveram Goa (Índia), a Bulgária, a Eslováquia, a Bélgica, Inglaterra, Malta, o País de Gales, Espanha com seis comitivas de vários pontos do país, como Múrcia e Galiza, Itália com quatro comitivas e a Polónia com duas, para além da presença portuguesa, de Vila do Conde.
Estiveram expostos quadros, peças de vestuário ou acessórios adornados com esta renda difundida por cidades costeiras, cujos mercadores, aquando das suas viagens, terão passado pelo porto de Peniche e desta terra levaram a arte com mais de 400 anos. Como diz o ditado penichense, “onde há redes, há rendas”.
Destaque para o vestido de noiva de Carol D’Silva, que contou com a colaboração de rendilheiras de 15 países, entre as quais as da Escola Municipal de Renda de Bilros de Peniche. Vestido esse que também marcou presença na exposição “enLACE – Rendas de Bilros no Casamento”, ainda a decorrer no Museu homólogo.
O balanço é, pois, “muito positivo”, tendo o evento contado com uma “grande afluência” de visitantes, rematou Ana Batalha.
A renda de bilros de Peniche segue agora para a missa de envio da Jornada Mundial da Juventude, com uma toalha no altar principal, tendo estado em exposição, no mês passado, na Assembleia da República. ■