População do Oeste reduziu a norte e aumentou no sul

0
970
- publicidade -

Freguesias costeiras das Caldas ganharam população, enquanto nas mais interiores os números baixaram

Os dados preliminares dos Censos 2021 indicam que o Oeste aumentou de população em 0,3% desde 2011. São mais 1061 habitantes, para um total de 363.596.
No entanto, a desmontagem dos números mostra cenários diferentes entre os seis concelhos a norte, que integram o distrito de Leiria, e os do sul, com mais proximidade a Lisboa.
Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, os seis mais a norte, perderam em conjunto 2,5% da população, num total de 4423 habitantes.
Dos seis, apenas Óbidos tem em 2021 mais habitantes que há 10 anos atrás (168), um crescimento de 1,4%. Todos os restantes perderam. Alcobaça perdeu o maior número de habitantes, 1707, correpondentes a 3% da população, mas em prporção as perdas de Peniche (4,8%) e do Bombarral (3,8%) foram ainda maiores. Nas Caldas a população diminuiu 1,6% e na Nazaré 1,8%.
Já Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Alenquer, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço ganharam 5484 habitantes em conjunto nestes últimos 10 anos, um aumento de 2,9%. Torres Vedras teve o maior incremento (4,6%), seguido de Arruda dos Vinhos (4,4%) e Sobral de Monte Agraço (3,8%). Nestes seis, apenas o Cadaval registou uma descida (5,9%).

Freguesias costeiras crescem
No concelho das Caldas, há que destacar que a população cresceu em todas as freguesias costeiras: Foz do Arelho 4,1%, Nadadouro 3% e União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto 1,4%. A União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório subiu 2%. As maiores perdas, acima dos 10%, ocorreram em Alvorninha, Carvalhal Benfeito, Landal e Santa Catarina.
Em Óbidos, apenas A-dos-Negros e Vau perderam população, Amoreira e Olho Marinho foram as que mais aumentaram. ■

- publicidade -