Portugal e o mundo apagam as luzes em defesa do ambiente

1
520
- publicidade -

No dia 26 de Março pelas 20h30 vai ter início a iniciativa “A Hora do Planeta”, que pretende manter durante uma hora o maior número possível de edifícios e diferentes espaços às escuras.

Esta iniciativa da WWF, uma organização ambiental independente, tem como objectivo alertar o mundo para o problema do aquecimento global e promover um modo de vida mais sustentável.
“A Hora do Planeta” acontece a nível mundial e em Portugal realiza-se desde 2009, tendo contado nesse ano com a adesão de 11 cidades portuguesas, que se dispuseram a apagar as luzes de monumentos e edifícios emblemáticos. Em 2010 já foram 26 o número de cidades aderentes.
Este ano, Ângela Morgado, da WWF, diz que “gostaríamos de chegar a um número recorde de cidades portuguesas envolvidas na Hora do Planeta e por isso fazemos um apelo a todas as cidades portuguesas para celebrar esta hora, pela protecção do nosso planeta.” No último ano esta iniciativa fez história como a maior acção voluntária a favor do ambiente, alguma vez testemunhada, com a participação de 128 países em todos os continentes, que apagaram luzes nos mais reconhecidos ícones e belezas naturais do mundo.
Em Portugal, no final de Fevereiro já 28 municípios confirmaram a sua adesão
à Hora do Planeta, incluindo Lisboa, que fez saber que vai apagar as luzes da Ponte 25 de Abril, do Teatro D. Maria II, do Aqueduto das Águas Livres, das estações de comboios do Rossio e Santa Apolónia, do Castelo de São Jorge, do Cristo-Rei, entre outros.

- publicidade -

Câmaras não respondem

Gazeta das Caldas contactou as câmaras das Caldas, Óbidos, Rio Maior, Alcobaça e Bombarral, mas só esta última respondeu, confirmando a adesão do município à Hora do Planeta. Ricardo Daniel, da Câmara do Bombarral garantiu que a autarquia vai apagar as luzes dos Paços do Concelho e do Palácio Gorjão, onde funcionam o Museu Municipal e o posto de atendimento ao turista.
Para este responsável, “todas as iniciativas são importantes quando têm como objectivo o alerta para a problemática da degradação ambiental do planeta e a luta contra as alterações climáticas. Apesar de ser um gesto meramente simbólico e serem só dois edifícios, esperamos despertar a consciência da população para este tipo de problema”.
A WWF convida todos os cidadãos a juntarem-se a esta iniciativa apagando as luzes no dia 26 de Março entre as 20h30 e as 21h30.

Ana Elisa Sousa
asousa@gazetadascaldas.pt

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Em Foco 26 de Março 20h30m\21h30m
    são Muitas as figuras públicas que se uniram, uma vez mais,agora apelarem ao “Apagão”Global e ajudarem a Terra a combater O difícil momento que atravessa.Junte-se á Hora do Planeta Portugal volta a partícipar na já famosa iniciativa Global Hora do Planeta, lançada pelo Fundo Mundial para a Natureza(WWF),que visa alerta para a necessídade urgente de ajudar na preservação e regeneração do Planeta, numa espécie de grito de alerta para a problemátíca do aquecimento Global.Governo,empresas e população vão unir-se no proximo sábado,dia, dia 26, e num gesto simples,como apagar as luzes entre as 20.30 e as 21.30 horas,de-monstrar que querem fazer a diferença e contríbuir para preservar o Planeta.Se quer juntar-se á causa,disligue durante 60 minutos os inteptores de luz, televisores, computadores e outros aparelhos,dando a sua contribuição para a poupança de energia.Nos últimos anos, vários grupos de pessoas saíram para as ruas durante o períudo do” apagão” dos locais mais emblemáticos das cidades.Este ano,prevê-se que o número de particdipantes aumente, num momento em que crescem as preocupações com o meio ambiente,especialmente com a tragédia nuclear no japão. Como forma de sensibilizar as populações mundiais,muitas são as figuras públicas que dão a cara pela iniciativa.A nivel nacional aderiram pela primeira vez á luta contra as alterações elimáticas o velejador olímpico Gustavo Lima,a jornalista Fernanda Freitas,bem como a modelo e actriz Sandra Cóias,que se juntam ainda aos repetentes Joana Seixas,Cristina Cunha,Sylvie,Quimbé,José Carlos Pereira e António Victorino d,Almeida.Sandra Cóias.Sylvie e Fernanda Freitas estão empenhadas na iniciativa Números que impressionam No último ano,a adesão á Hora do Planeta superou as expeciativas: .Mais de Um bilião de pessoas.,.4616 cidades em 128 países.,.Em Portugal,24 cidades e duas vilas aderiram.Munumentos e locais embiemáticos ficaram ás escuras:Ópera da Sydney,Pirãmides de Gizê,Torre Eliflel,Empire State Bulliding,Coliseu de Roma,Cataratas do Kiagara,Ponte 25 de Abril e Padrão das Descobertas.O Empire State Bulliding,em Nova Iorque,foi um dos edificios que se” juntou” ao apagão” de 2010 Gostavo Lima também promete apagar as luzes. um beijinho da Pequerrucha para o Fofinho.