Posto de Turismo vai ser mostra de produtos autênticos das Caldas

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Gazeta das Caldas - Turismo
Pretende-se que os turistas conheçam e adquiram produtos regionais no Posto de Turismo
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No próximo ano o Posto de Turismo vai passar a ter uma “montra” de produtos endógenos. A ideia é que ali possam estar à venda vários artigos, criados de forma inovadora e sustentável, e que sejam atractivos para os turistas, que cada vez mais procuram experiências diferentes nos lugares que visitam.
O projecto está a ser desenvolvido pela AIRO, em conjunto com a autarquia caldense.

O Posto de Turismo caldense, situado ao cimo da Praça da Fruta, vai ter uma loja onde estarão à venda produtos inovadores e sustentáveis, que têm como característica serem feitos por pessoas da região. A “nova” loja foi apresentada no passado dia 27 de Novembro, durante o workshop “O papel dos produtos endógenos no Turismo”. O regulamento de participação poderá ser consultado no site da AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste.
Os interessados em apresentar os seus produtos poderão inscrever-se até 31 de Janeiro e no mês seguinte serão conhecidos os seleccionados. Os produtos serão apresentados em Março e a cada quatro meses haverá selecção e lançamento de novos produtos e empreendedores.
De acordo com Sérgio Félix, secretário geral da AIRO, esta iniciativa tem como objectivos contribuir para o estímulo da economia local, fomentar a diversidade e reinvenção de produtos e promover o empreendedorismo e a criação de emprego.
O responsável explica que cada vez mais os turistas procuram experiências e que os produtos endógenos são um atractivo cada vez maior. Numa primeira fase, para a “montra” do Turismo podem ir alguns dos produtos genuínos da região, como as cutelarias, peças cerâmicas, cerveja artesanal e cadernos personalizados, estes últimos projectos a serem desenvolvidos no Caldas Empreende.
No encontro que decorreu no Posto de Turismo, especialistas de várias áreas falaram sobre o impacto dos produtos autênticos no desenvolvimento sustentável do turismo, a sua valorização nas Caldas, mecanismos de apoio à promoção destes produtos e foi apresentado o projecto Lojas com História.
Sérgio Felix realça que é necessário debater estes temas de modo a preparar os empresários “para que os negócios resultem e que sejam sustentáveis”. Por outro lado, uma maior e melhor oferta permitirá que “os turistas permaneçam por mais tempo neste território”, acrescentou à Gazeta das Caldas.
A AIRO tem desenvolvido, desde Setembro, um conjunto de acções de apoio a empreendedores. Em Alenquer realizou-se um workshop para falar sobre o turismo no desenvolvimento do território, nomeadamente os produtos agrícolas, enoturismo e abertura das quintas ao turismo. Em Peniche falou-se sobre tecnologia e em Torres Vedras sobre ferramentas digitais, sempre com salas cheias.
Para 11 de Dezembro está prevista a realização de mais um workshop, desta feita sobre Alojamento Local. Irá decorrer no CCC, nas Caldas, e contará com a presença de cinco autarcas oestinos, elementos do Turismo de Portugal e do Turismo do Centro, entre outros.

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