Praça da República teve outros sabores e aromas

0
490

DSCF1018 copyA Praça da Fruta encheu-se, no passado sábado, 25 de Julho, de outros aromas e sabores, para além daqueles que são habituais no mercado diário.
O Mercado Aromas e Sabores foi a segunda venda promovida pela Câmara das Caldas, no âmbito do programa de animação de verão “Caldas Anima”, depois de um primeiro evento dedicado à venda de artigos em segunda mão, também naquela praça.
Dedicado especialmente à venda de produtos alimentares biológicos e gourmet, o mercado contou com a presença de 21 expositores das mais diversas áreas, das flores comestíveis à ginja e à cerveja artesanal. Havia também outro género de produtos não comestíveis, como sabonetes, óleos e velas.
“O objectivo foi dar a oportunidade a todos os produtores e empresas que trabalham nesta temática nas Caldas a poderem mostrar o que têm”, explicou Vânia Ferreira, responsável pelo gabinete de eventos da autarquia.
A técnica da autarquia salientou que esta é uma área onde tem havido um grande crescimento nas Caldas, da venda de ervas aromáticas aos produtos saudáveis. “Nem temos noção da quantidade de pessoas que estão a potenciar novos mercados, produzindo bolos e bebidas, entre muitos outros produtos”, disse.
A autarquia quis mostrar aos turistas e caldenses que, para além do que é vendido diariamente na Praça, “há mais para além disso”. Assim, não só puderam fazer as compras durante este dia, como também ficaram a conhecer os estabelecimentos que existem. “Não é preciso ir a Lisboa ou a outras feiras para comprar determinados produtos”, salientou Vânia Ferreira.
A organizadora tem ficado muito agradada por ver que as pessoas saem à rua para visitar estes mercados, apesar das condições meteorológicas não serem as melhores. “Sabe bem sair à rua, mesmo que seja de casaco, vir à Praça com todas estas actividades e nem precisar de gastar dinheiro”, referiu. Para além do mercado, onde havia até um insuflável e pinturas faciais para crianças, nessa noite houve um concerto com a Banda Comércio Indústria, com a presença de centenas de pessoas a assistir.
Este sábado, 1 de Agosto, a partir das 17h00, vai ter lugar um Mercado Cria dedicado ao Artesanato, no largo Frederico Pinto Basto. Vão ser colocadas 15 bancas de venda, uma vez que não há espaço para mais.
Em todos os mercados que estão programadas para o Verão as inscrições são gratuitas, mas quem se inscrever contribui com ração doméstica, a qual reverte para as duas associações de defesa dos animais, a CRAPAA e a Rede Leonardo. “Esta é uma época muito difícil para estas instituições, porque continua a haver muita gente que abandona os animais na altura das férias de Verão”, explicou Vânia Ferreira.