Praias da Foz com educação ambiental

0
303
A atividade “Descobre a Lagoa de Óbidos – versão XL” volta em julho e agosto

Perto de duas dezenas de atividades irão animar, e sensibilizar ambientalmente, os veraneantes em julho e agosto

Um passeio interpretativo de barco pela Lagoa de Óbidos, de cerca de hora e meia, e com o objetivo de proporcionar aos participantes uma experiência diferenciada com divulgação de factos e curiosidades interessantes sobre a Lagoa é uma das atividades que integram o programa de atividades de educação ambiental (AEA) da Bandeira Azul 2024, promovido pela autarquia em colaboração com diversas entidades. Este programa, que arrancou no mês de junho, procura oferecer experiências interessantes a quem visita a zona de praia e, simultaneamente, chamar a atenção para questões ambientais de forma didática e pedagógica.
A atividade “Descobre a Lagoa de Óbidos – versão XL”, dinamizada pela Intertidal e com partida da Praia da Lagoa, volta a realizar-se no próximo dia 6 e 27 de julho e 8 de agosto. Entre as perto de duas dezenas de atividade de educação ambiental da Bandeira Azul, está prevista, para o próximo domingo (repetindo-se a 28 de julho e 17 de agosto) a animação “Os Banhistas”, em que os animadores andam pela praia, com andas e vestimentas estivais a interagir com os veraneantes com o intuito de sensibilizar para questões ambientais.
A Biblioteca de Praia já se instalou, funcionando diariamente entre as 10h30 e as 13h00 e das 14h00 às 17h30. Estão disponíveis para consulta e empréstimo 1.677 títulos de diversos géneros literários, jornais e revistas, acesso wi-fi e ao PressReader. Semanalmente, são divulgadas sugestões de leitura, disponibilizados jogos pedagógicos e promovida a Hora do Conto.
Ainda este mês, a 23 de julho, realiza-se a atividade Coastwatch, em que os participantes irão percorrer a pé a zona costeira da praia, na maré baixa, e observar e identificar os seres vivos, a morfologia das zonas costeiras e os resíduos ali depositados,
As atividades são todas gratuitas (algumas mediante inscrição). ■