Presépio animado cresce a cada ano

0
629

FotoPresepioAnimadoUm presépio animado com cerca de 600 figuras espera os visitantes na Rua de Santo António, nº 15, nas Gaeiras. A obra, com cerca de 30 metros quadrados, é da autoria do jovem Ricardo Roque, de 24 anos, e estará patente até ao dia 6 de Janeiro.
Este ano, além das tradicionais figuras que compõem a representação do nascimento de Jesus, em Belém, a obra conta com algumas peças novas, representativas de profissões, como foi o caso do oleiro e do ferreiro. Entre as figuras animadas é possível apreciar uma nora a tirar água, uma azenha, um moinho com as suas velas a rodar, quatro cascatas com água a correr, dois coretos iluminados e o sino da igreja a tocar, todas colocadas numa estrutura coberta de musgo natural.
A preparação do trabalho começou em Agosto passado e Ricardo Roque contou com a ajuda dos pais, amigos e vizinhos. No espaço existe também uma mostra de presépios, de artistas da região e feitos nos mais diversos materiais, para comercialização, com preços entre os 10 e os 80 euros. Existe ainda um bar de apoio, onde os visitantes podem tomar contacto com fotografias e vídeos das edições anteriores e saborearem uma ginja.
No pátio da casa encontra-se uma representação da Sagrada Família em grandes dimensões. Feito exclusivamente em materiais reciclados, Ricardo Roque apresenta um S. José com cerca de dois metros e uma Nossa Senhora de metro e meio, que aconchegam o menino, deitado numa manjedoura e “aquecido” com palha natural.
Ricardo Roque, que se encontra a tirar um curso profissional de operador de madeira e mobiliário, em Peniche, desde pequeno que é apaixonado por esta temática e há cinco anos que realiza o presépio animado.
A mostra, que tem entradas livres e está incluída no Óbidos Vila Natal, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 19h00, e aos fins-de-semanas e feriados, das 14h00 às 20h00.

F.F.