Problemas da Pera Rocha chegam ao governo

0
527

“Atuar perante os desafios do setor da pera rocha” foi o ponto único na ordem de trabalhos da reunião que juntou, a 8 de setembro, a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP) acompanhada pelo deputado socialista, João Miguel Nicolau, o presidente da Câmara do Bombarral, Ricardo Fernandes, e elementos do COTHN, e o secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues. O presidente da ANP, Filipe Ribeiro, apresentou a “forte preocupação dos produtores de pera rocha perante as fortes quebras de produção em 2023″, que se vêm juntar às do ano anterior, e a apreensão perante a possibilidade dos produtores abandonarem a atividade, refere o deputado socialista em nota de imprensa.
João Miguel Nicolau, também coordenador do PS na comissão parlamentar de agricultura e pescas, partilhou a “situação dramática” que viu no terreno e a necessidade de se avaliar “rigorosamente os estragos e de se definirem ações para acorrer a eventuais quebras de rendimento, mas também medidas para a sustentabilidade do setor da pera rocha a longo prazo”.
O deputado socialista considera que a reunião foi positiva e que veio “demonstrar um forte comprometimento” do Ministério da Agricultura em atender aos desafios e preocupações apresentadas pelo setor. O governante anunciou uma revisão dos seguros de colheita, a disponibilidade da tutela para apoiar um programa nacional de melhoramento da pera rocha e de investigação, para melhorar o tratamento fitossanitário da cultura.
João Miguel Nicolau refere ainda que foi abordada a possibilidade de ser necessária uma derrogação excecional, por parte da DGAV, tendo em conta os efeitos de doenças como a Estenfiliose e a inexistência de substâncias ativas autorizadas que a combatam. ■