Procissão do Senhor dos Passos no início de abril na Nazaré

0
58

A procissão do Senhor dos Passos, uma das mais antigas manifestações religiosas da Nazaré, regressa nos dias 2,3 e 4 de abril. No primeiro dia, às 16h30, dá-se a chamada das insígnias, seguindo-se a saída da procissão da Igreja da Misericórdia (Pederneira) para o Santuário no Sítio da Nazaré. No dia seguinte, está prevista a missa na igreja da Misericórdia (Pederneira) para as 16h00. Nesse dia, a chamada às insígnias dá-se às 16h45 seguindo-se a saída da procissão, às 17h30 e o Serão do Encontro, junto à Capela dos Anjos (às 18h00). No mesmo dia, às 21h00, realiza-se a Procissão do Enterro. No dia 4 de abril há missa às 11h00 e a procissão do Adeus às 20h00.

Esta manifestação religiosa é organizada pela Irmandade do Senhor dos Passos da Pederneira, que, segundo autarquia, “conta com quase quatro mil irmãos, divididos entre a Nazaré, Peniche e a comunidade emigrante, nomeadamente a residente no Canadá, desde 1620”.

“As celebrações religiosas, com origem no século XVII, evocam a Paixão e Morte de Cristo, segundo os relatos dos evangelhos, continuam a atrair milhares de pessoas aos diversos atos religiosos realizados no percurso entre a Igreja da Misericórdia (Pederneira) e o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré (Sítio da Nazaré)”, acrescenta a Câmara em comunicado enviado às redações.

Paralelamente, o Centro Cultural da Nazaré apresenta a mostra “Senhor dos Passos” até 3 de abril. A exposição “evocativa dos últimos momentos da Vida de Jesus Cristo, onde consta a explicação histórica dos 14 Passos do Senhor, combinando uma descrição histórica com a representação dos Ex-votos ofertados pela população da Nazaré” é uma organização da Irmandade Senhor dos Passos da Pederneira e conta com o apoio da Câmara da Nazaré.