Projeto fomenta hábito de comer fruta nos jovens

0
330
- publicidade -

Na avaliação da última edição dos ‘Heróis da Fruta’, verificou-se um aumento de 22,8% no consumo diário de frutas e hortícolas entre as crianças do distrito de Leiria que participaram na iniciativa, que é promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) e que conta com o apoio da Aldi e dos parceiros Blédina e Maçã de Alcobaça.
Aumentar o consumo diário de fruta e hortícolas nas crianças em idade pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico é o principal objetivo da iniciativa que é monitorizada, anualmente, pelo Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (ISAMB-FMUL). Foram analisados dados de 711 crianças entre os três e os 11 anos, de 15 estabelecimentos de ensino de Alcobaça, Peniche, Alvaiázere, Leiria, Marinha Grande, Batalha e Pombal.
Segundo Raquel Martins, nutricionista e investigadora no ISAMB-FMUL, “estes resultados apontam para a importância de intervenções de promoção do consumo de frutas e hortícolas dirigidas a crianças e às suas famílias, além da disponibilização gratuita destes alimentos como estratégia promotora do consumo”. Salienta que “a oferta, por si só, não é suficiente para garantir o aumento do consumo” e que “a promoção de hábitos alimentares promotores de saúde deve ser feita através de intervenções de fácil implementação em contexto escolar”. Salienta que “esta intervenção cria um ambiente favorável para promover comportamentos de saúde, quer pela oportunidade de os educadores influenciarem positivamente os alunos, facilitando a construção de hábitos alimentares saudáveis, quer pela capacidade de alcançar toda a comunidade escolar, incluindo os encarregados de educação”.
Já Mário Silva, presidente da APCOI, refere que “estes resultados reafirmam, mais uma vez, os efeitos muito positivos do método Heróis da Fruta que desde 2011 tem dado contributos significativos para a melhoria do estado nutricional das crianças em Portugal e para a prevenção de doenças crónicas como a diabetes e a obesidade” e que a nova edição arrancou em 1481 escolas. ■

- publicidade -