Terceira edição do projeto foi apresentada no dia 31 de outubro na escola oestina
A terceira edição do projeto GeraT foi apresentada na manhã de 31 de outubro, no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas.
O GeraT tem como objetivo despertar nas gerações mais jovens a consciência do potencial do turismo, através de atividades de aprendizagens lúdicas. Nascido em 2023 no âmbito das medidas criadas para reativar o setor do Turismo após a pandemia, o projeto teve no ano piloto 12 turmas do 8º ano de 12 escolas de todo o país, envolvendo 325 alunos. Nesta edição abrange 46 turmas do 3º ciclo do Ensino Básico de 39 agrupamentos escolares, num total de 925 alunos.
Uma das novidades é a abertura do projeto ao ensino secundário. Outra é o jogo didático de tabuleiro GeraT – Território, Talento e Turismo, fruto de uma colaboração entre a Science4You e o Turismo de Portugal entregue às escolas participantes.
Célia Antunes, que é formadora na EHTO, esclareceu que um dos propósitos do projeto é “trabalhar para que os jovens se tornem cidadãos-turistas”. As escolas vão abordar os temas e depois apresentar projetos num concurso regional que vai escolher o vencedor para uma final com os 12 melhores a nível nacional. Os prémios são este ano de 10 mil euros para o vencedor, 5 mil euros para o 2º e 3 mil euros para o 3º (no ano passado apenas o vencedor recebia 10 mil euros). No Oeste, no último ano, o projeto envolveu 164 alunos de seis escolas, com seis projetos relacionados, por exemplo, com a Rota Bordaliana, com Josefa de Óbidos ou o 16 de março.
O diretor da EHTO, Daniel Pinto, salientou a importância do trabalho em rede e de a escola adotar os jogos como ferramentas de aprendizagem, revelando ainda a ideia de transformar este jogo em digital.
Já a vereadora da Educação da Câmara das Caldas, Conceição Henriques, elogiou o jogo e a EHTO, por ir de encontro à evolução dos tempos. Depois da apresentação houve um almoço no restaurante pedagógico da escola. ■