Projetos municipais reforçados com apoio comunitário

0
86
A igreja de Nossa Senhora do Pópulo, nas Caldas, é um monumento nacional

O Programa Operacional Centro 2020 aprovou 35 novas candidaturas nas áreas da educação, saúde e património, que representam uma comparticipação de fundos europeus de 11,7 milhões de euros, e reforçou o financiamento em 72 candidaturas já anteriormente aprovadas num montante de 8,4 milhões de euros.
O município das Caldas da Rainha viu algumas das candidaturas serem reforçadas, nomeadamente a requalificação da EB da Encosta do Sol, com perto de 125 mil euros, a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, com 85 mil euros, e a construção da Unidade de Saúde de Santo Onofre, com 234 mil euros.
Na Nazaré o Centro Escolar de Famalicão obtém um reforço de 179 mil euros, e a nova unidade de saúde da vila mais 28,3 mil euros. Já em Alcobaça, o reforço de verba comunitária vai para a construção do Centro Escolar de Turquel, com 117 mil euros.
Peniche obteve a aprovação da candidatura para a reabilitação das muralhas, de 838 mil euros, bem como o reforço de verba para a recuperação do Forte de Nossa Senhora da Consolação, no valor de 7,2 mil euros.
No Cadaval foi reforçado o apoio para a requalificação da Escola Básica e Secundária, em 716 mil euros.
Estes projetos, enquadrados nos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial celebrados com as comunidades intermunicipais visam estimular o investimento público, relevante para a retoma económica e social, tendo em conta o contexto da pandemia. Os apoios concedidos destinam-se a investimentos em edifícios escolares, centros de saúde, monumentos classificados, enquanto equipamentos determinantes para qualificar os territórios, dotando-os de infraestruturas que melhoram os serviços à disposição das populações e tornando-os mais atrativos. ■