Para aqueles que deixaram para a última hora a decisão quanto ao local de entrada no novo ano, Gazeta das Caldas apresenta nesta edição um roteiro de eventos de passagem de ano no Oeste. Além da sempre indispensável boa companhia e da já tradicional animação, a oferta é muita, mas nem por isso muito diversificada, havendo preços para todos os gostos.
Um farto jantar, mais ou menos requintado e passas de uva e champanhe pela meia-noite é o kit essencial e aquilo que é comum à maioria dos espaços.
Em termos de animação, neste roteiro entre Nazaré e Santa Cruz, há locais com música ao vivo, seja ela popular ou electrónica. Na noite dedicada aos maiores excessos do ano, pelo Oeste também não vão faltar espectáculos com o tão característico fogo-de-artifício.
CALDAS DA RAINHA
Nas Caldas o foco principal da entrada em 2017 é na Praça da Fruta, com um concerto da banda Golpe de Estado (a partir das 22h00), tempestade de neve e fogo-de-artifício.
Mas para aqueles que gostam de passar o reveillon à mesa em espaço fechado, o restaurante Tapas & Larachas (Marta’s Place) apresenta um menu com bacalhau confitado aromatizado com limon gras ou tranche de perca com molho de ostra e naco de novilho irlandês com molho de cogumelos selvagens trufado ou pato crocante lascado com molho de citrinos. Quando soarem as 12 badaladas serão servidas trufas de chocolate de avelã, café, espumante e passas. Custa 22,50 euros, sendo que crianças dos três aos dez anos pagam metade e até aos três não pagam.
O restaurante Raízes terá música ao vivo, numa ementa que conta com pastéis de sardinhas com broa e pimentos assados, bisque de ouriços do mar com caril e carabineiros em ceviche e risotto de borrego com couves e pistachio. O jantar custa 55 euros.
No Bowling a última refeição do ano inclui bacalhau split e bife à campo e conta com música ao vivo com Terabytes. A mesa de frios terá camarão, rissóis, pastéis da avó, filhós, bolo rei e rainha e escangalhado. Pela meia-noite será servido espumante e passas. O réveillon neste espaço custa 45 euros por pessoa (25 euros para crianças até 11 anos) e inclui um jogo de bowling de oferta.
A Associação Cultural e Recreativa do Nadadouro também terá uma festa, com o duo musical Orquídea. Há jantar (20h00) com arroz de pato e bacalhau no forno e pelas 23h30 distribui-se camarão, bolo rei, passas e champanhe. Às duas há leitão e uma mesa de frios, filhós e café d’avó. A participação custa 25 euros para adultos e 10 para crianças (entre os sete e os 12 anos).
Já na estrada de Tornada, no Salão Milénio há um jantar gourmet buffet, mas em que as entradas são servidas à mesa. Com a animação da Banda Linha d’Água, a iniciativa conta com ceia e custa 68 euros por pessoa.
Um pouco mais adiante, no restaurante Os Queridos, também com música ao vivo, o menu inclui medalhões de bacalhau gratinado com broa e puré de batata e ervas selvagens, lombo de porco ibérico recheado com farinheira e arroz de passas e legumes salteados. Com bar aberto, a mesa de boas-vindas a 2017 conta com bolo rei, sonhos, beijinhos e espumante (doce, bruto e meio seco). Custa 40 euros por pessoa.
O Cortiço também estará aberto, ainda que não tenha preparada uma iniciativa de réveillon e o Nascer do Sol já está lotado, tal como a Quinta Encosta das Freiras, em Santa Catarina e o Sana Hotel.
Na Foz do Arelho, no Coco’s Bar, o jantar já está esgotado, mas pela meia-noite há espumante e espectáculo de fogo de artifício e dj’s. Na Cabana do Pescador o jantar custa 35 euros e contempla camarão cozido, sapateira recheada, açorda de marisco ou arroz de gambas. Pela meia-noite servir-se-á champanhe, passas e bolo rei. Com fogo de artifício e música, pela 1h00 será servido caldo verde e filhós.
No restaurante Lisboa há uma ementa buffet especial para o dia de Ano Novo e música ao vivo (16 euros).
NAZARÉ E ALCOBAÇA
A já tradicional passagem de ano da Nazaré arranca a dia 29 com um concerto dos The Gift. No último dia de 2016 actua a Banda Ciklone e os dj’s Zabz, Overule, Olga Ryazanova, Carlos Manaça e Marksound. O relógio com a contagem decrescente e o fogo de artifício não faltam à folia.
Em São Martinho do Porto a animação fica a cargo de David Antunes & Midnight Band e de Elsa Gomes & Banda. A festa conta com dj’s e fogo de artifício sincronizado com música.
No Centro Equestre Internacional de Alfeizerão há um almoço buffet de ano novo, com canja, creme de marisco, bacalhau à casa, lombinhos de peixe com camarão, leitão, borrego e arroz de pato. Custa 15 euros para adultos e dez euros para crianças entre os três e os dez anos.
ÓBIDOS
Para sul, no concelho de Óbidos, há festa de passagem de ano no Salão Paroquial do Olho Marinho. O réveillon começa a partir das 20h00, com a recepção aos participantes e vários aperitivos na mesa. Uma hora mais tarde será servido o jantar. À meia-noite não faltarão as passas e o espumante, para dar as boas vindas ao novo ano. A partir das 00h30, será aberta a mesa do buffet e, meia hora depois, não faltará o tradicional caldo verde para a ceia. Joel Simão e o DJ “Mussu” irão animar a festa. A festa é organizada pela União de Amigos de Olho Marinho.
Em A-da-Gorda, a partir das 22h00, haverá a tradicional fogueira e o mini-bar do salão da UFA abre meia hora mais tarde. Pela meia-noite há fogo de artifício.
No Hotel Marriott haverá um espectáculo de magia. Há duas modalidades: Salão e Romy. A primeira custa 230 euros por pessoa e inclui jantar buffet, cocktail de boas-vindas, espumante, passas e ceia. As crianças entre quatro e 11 anos têm 50% de desconto. Na segunda, que custa 315 euros, será servido um cocktail de boas-vindas, o menu de degustação, champanhe, passas e ceia. Neste evento só são admitidas crianças a partir dos 12 anos. A partir da 00h30 há after-party com dj e bar aberto, sendo que a entrada custa 50 euros. No primeiro dia do ano, pelas 12h00, há um brunch cuja participação custa 35 euros por pessoa.
PENICHE
Continuando chegamos a Peniche, mais propriamente à Avenida do Mar, onde se realiza um espectáculo piromusical com a banda Xeques. No Baleal o réveillon começa a dia 30, com os dj’s Y.A.M.A., Nuno da Mata, Sudaka + TT, Aguilar, Leonel Vieira e Influenza. Na noite de passagem de ano a animação fica a cargo de BTR Sound, Bambolage e Karl Danny. As pulseiras custam 13 euros para os dois dias (com três imperiais incluídas), 10 euros apenas para sábado (com duas imperiais) e 5 euros para sexta-feira (com uma imperial).
TORRES VEDRAS
Ainda mais a Sul, em Torres Vedras, no Pavilhão Multiusos, há jantar com festa. A ementa inclui arroz de tamboril com camarão e lombinhos de porco assados no forno com batata dourada e ervilhas. Depois do jantar serão oferecidas duas bebidas espirituosas e pela meia-noite espumante e passas. Às 2h00 há carnes frias, camarão, sapateira, sobremesas, filhós e fruta. A música ao vivo fica a cargo da banda VIPS e dos dj’s Cenoura e João Filipe.
A participação custa 60 euros para adultos, sendo que as crianças entre os cinco e os 11 anos pagam metade. Este valor inclui entrada gratuita na discoteca Mau Maria e autocarro de e para lá.
Em Santa Cruz, no Largo Jaime Batista da Costa, a animação fica a cargo da Banda Raska (23h00 às 2h00) e de dj’s. Quando tocar o sino, será lançado fogo de artifício de dois pontos diferentes.