Um jovem de 16 anos foi detido na madrugada de 31 de Janeiro, pelas 4h55, quando estava a conduzir um carro que tinha sido furtado momentos antes.
O ladrão ainda tentou fugir, mas despistou-se com a viatura roubada e acabou por ser apanhado quando tentava continuar a fuga a pé.
O veículo furtado foi avaliado pelo seu proprietário em 800 euros. Há mais de um ano que todas as semanas são furtados carros de baixo valor durante a madrugada, utilizados durante algumas horas e posteriormente abandonados. Há suspeitas que estes furtos são efectuados pelo mesmo grupo, do qual fazem parte alguns menores de idade.
Os bombeiros de Peniche encontraram, na manhã de 29 Janeiro, numa arriba junto ao cabo Carvoeiro, duas granadas e 140 munições reais e de salva. O achado foi entregue à Polícia Marítima que por sua vez pediu a colaboração da PSP.
Dois indivíduos foram identificados pela GNR da Benedita, a 23 de Janeiro, por terem na sua pose 150 gramas de haxixe. A Guarda apreendeu ainda dois monitores, quatro telemóveis, um moinho de corte, uma faca de corte e um veículo.
Uma casa foi assaltada na Delgada e um estabelecimento comercial na Benedita a 23 de Janeiro. No dia seguinte assaltaram um armazém em Tornada e uma empresa no Nadadouro. Um carro foi assaltado em Óbidos e assaltaram uma casa na Atouguia da Baleia. Na Benedita roubaram dois carros, um dos quais já foi recuperado. No Zambujal houve um furto de fio de cobre e na Foz do Arelho de combustível de uma máquina giratória.
No dia 25 de Janeiro assaltaram um veículo em Tornada e furtaram fio de cobre à EDP na Amoreira. Também na Amoreira furtaram uma máquina agrícola.
Quarenta e três placas de ferro fundido foram furtadas na Amoreira a 26 de Janeiro. No mesmo dia assaltaram um estabelecimento comercial na Benedita, um armazém nas Caldas e um veículo nos Casais de Santa Teresa. Houve ainda um furto de fio de cobre na Atouguia da Baleia.
Uma mulher foi detida a 27 de Janeiro pela GNR do Bombarral por ter na sua posse três máquinas de jogo ilegais. Na Ponte Seca (Óbidos) assaltaram uma viatura e no Sobral da Lagoa roubaram uma moto-roçadora. Nesse dia a GNR recebeu ainda queixas pelo furto de gasóleo na Amoreira e de cobre em Ferrel e Atouguia da Baleia.
A GNR das Caldas deteve em flagrante delito um homem e uma mulher, de 51 e 56 anos, que estavam a assaltar o restaurante Pão Quente, nas Gaeiras, a 28 de Janeiro. No mesmo dia três casas foram assaltadas no Campo, Caldas da Rainha e Foz do Arelho.
No dia 29, às 3h30, a PSP das Caldas apreendeu uma faca a um homem de 40 anos na sequência de uma denúncia por violência doméstica.
Segundo informações da PSP, os agentes deslocaram-se a uma casa depois de terem recebido um pedido de socorro da ex-mulher do alegado agressor, de quem estará separada há um mês.
O homem teria ameaçado a sua ex-mulher, de 28 anos, e estava no interior da habitação sem o seu consentimento, depois de ter arrombado uma janela. O indivíduo foi retirado do local e a arma branca apreendida.
Acidente na avenida 1º de Maio
A colisão entre duas viaturas no cruzamento entre a avenida 1º de Maio e a rua Raul Proença, às 20h55 de 28 de Janeiro, deixou os dois carros sem condições para circularem.
As duas condutoras envolvidas no acidente não sofreram ferimentos e não acusaram excesso de álcool.
Segundo a PSP, os documentos das viaturas foram apreendidos “para salvaguardar que os veículos, devido ao estado em que ficaram, sejam submetidos a inspecção extraordinária para poderem novamente circular”.
No dia 23 um homem foi detido pela GNR das Caldas por condução perigosa. No dia seguinte um homem de 47 anos foi detido na Atouguia da Baleia por condução ilegal de um carro. A 25 de Janeiro a GNR do Bombarral deteve um indivíduo de 30 anos por condução ilegal de uma mota.
Um homem também foi detido a 27 de Janeiro, em Alcobaça, por conduzir ilegalmente uma retro-escavadora. Nesse dia a GNR das Caldas realizou uma operação de fiscalização durante a qual foram levantados 20 autos e um homem foi detido por conduzir com excesso de álcool.
A 28 de Janeiro a GNR deteve nos Vidais um homem de 38 anos que conduzia com uma taxa de álcool no sangue de 2,5 gr/l.
Na madrugada de 29 de Janeiro, pelas 2h20, a PSP das Caldas deteve um homem com 46 anos de idade que conduzia com 1,51 gr/l. No Bombarral a GNR deteve um condutor com 1,47 gr/l.
De 23 a 29 de Janeiro a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 12 acidentes dos quais resultaram três feridos ligeiros.
Em Rio Maior, na IC2, ao princípio da manhã de 31 de Janeiro, duas pessoas morreram na sequência do despiste do camião em que seguiam. Segundo a agência Lusa, o pesado de mercadorias transportava pintos.
No local estiveram quatro viaturas dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, entre as quais uma de desencarceramento, a VMER das Caldas da Rainha e a GNR.