Este ano o Mercado Medieval de Óbidos vai decorrer de 19 de Julho a 12 de Agosto (quatro semanas) entre quinta-feira e domingo.
A fase preparatória para o casamento de D. Afonso V e D. Isabel (que decorreu em Santarém em 1447) foi comemorado durante16 dias e 16 noites em Óbidos (o mesmo período em que decorre o mercado) e serve de mote para edição de 2012.
Tendo em conta a forte componente bélica do último rei medieval, a empresa municipal Óbidos Criativa, que organiza o evento, estruturou um assalto ao castelo, que será dinamizado pelos grupos que participam na animação do mercado, entre eles duas associações locais, a Associação Josefa d’Óbidos e a Guarda do Alcaide d’Óbidos. Cada uma destas associações será também responsável por um acampamento, civil e cristão, que irão funcionar no recinto da cerca.
Esta edição irá contar também com um acampamento mouro às portas do castelo.
Durante todo o evento serão mantidos os cortejos e os torneios, entre eles um nocturno, que se realizam diariamente, com excepção do dia em que decorre o assalto ao castelo. A animação será feita exclusivamente com grupos portugueses, num total de 25 participações oriundas de todo o pais, que se dedicam à dança, teatro e manejamento de armas.
Pelo recinto do mercado irão também distribuir-se, além das colectividades do concelho, vários artesãos, alguns deles a participar pela primeira vez. À entrada do evento haverá uma exposição temática da cultura cristã, judaica e muçulmana, onde serão retratados os ofícios, artefactos e costumes de cada uma destas culturas que conviviam com alguma harmonia. Entre outros poderão ser encontrados ferreiros, calígrafos e alquimistas.
O preço do bilhete é este ano de seis euros (menos um euro que na edição anterior) e as crianças até aos 12 anos não pagam entrada. Contudo, os trajados a rigor só tem um desconto de 50% na entrada (pagando apenas três euros), ao contrário das edições anteriores em que a entrada era gratuita.
A organização tem disponível para aluguer cerca de 300 fatos alusivos à época.
Roupa usada pode virar peça de traje medieval
Já no próximo dia 1 de Julho irá decorrer no EPIC – Espaço Promoção da Inovação e Criatividade, um workshop de reciclagem de roupa. Este atelier, integrada no Mercado Medieval de Óbidos, pretende possibilitar aos participantes que criem um traje medieval com um orçamento reduzido e tendo por base roupa contemporânea.
As peças a trabalhar deverão ser de tecidos de aspecto natural, como é o caso do linho, lã ou seda, e com cores adaptadas aos padrões utilizados na época a recriar. A organização pede também aos interessados para ter em atenção que peças com tecidos muito brilhantes, ou com padrões impressos, não serão as mais indicadas para reciclar.
É aconselhado o uso de camisas, calças, casacos, coletes, saias e vestidos com cores lisas, como o branco, bege, azul ou verde-escuro, castanhos e preto, assim como fitas, galões e cordões, que poderão ser reinventados.
O workshop, que tem um custo de cinco euros e é limitado a 15 participantes, irá decorrer das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Os interessados em obter mais informações, ou efectuar as inscrições poderão fazê-lo através do e-mail patricia.figueiredo@cm-obidos.pt
Fátima Ferreira