Rancho trouxe as Janeiras ao centro da cidade

0
834
Rancho do Reguengo da Parada costuma cantar nos Paços do Concelho, mas este ano atuou no centro da cidade
- publicidade -

Rancho do Reguengo da Parada canta, todos os anos, as janeiras ao executivo municipal

Há mais de 15 anos que o Rancho Folclórico e Etnográfico do Reguengo da Parada vem à sede do concelho cantar as Janeiras ao executivo municipal, numa iniciativa que pretende desejar um ano de boas decisões a quem lidera os destinos da autarquia.
O cantar das Janeiras decorre sempre na segunda-feira mais próxima do Dia de Reis (que este ano coincidiu). Isto porque, dessa forma, “apanham” o executivo após a sua reunião.
Este ano a autarquia decidiu aproveitar o facto de ter ainda montada a tenda na Rua Dr. Leão Azedo para oferecer mais este espetáculo à população. “Foi uma forma de partilhar, fazer um momento mais participado e não ser fechado para a Câmara, porque fazem há muitos anos e fazem com qualidade”, disse o presidente da Câmara das Caldas, Vítor Marques, que elogiou a iniciativa deste grupo. “É sempre um bom momento”, resumiu.
O rancho, que conta com mais de 60 elementos entre os 5 e os 79 anos, trouxe para o cantar das Janeiras no centro da cidade um total de 21 elementos. O reportório explicava que vinham “cantar as Janeiras como no tempo da nossa avó” e fazia referências ao frio, mas também um convite para que “abram as janelas para nos ver passar”. É que, conforme dizia uma das letras, “o Reguengo da Parada tem desta gente afinada, hoje só canta as Janeiras, não pode cantar mais nada”.
A iniciativa foi atraindo curiosos que, ao passarem por aquela artéria ou ao chegarem de autocarro à cidade, paravam para ver o que se passava. Nalgumas janelas via-se pessoas a apreciar e a tirar os telemóveis para gravar ou fotografar o momento. Cerca de 60 pessoas juntaram-se na tenda.
“O nosso propósito é pesquisar e fazer o levantamento das tradições da região e a divulgação desses hábitos do quotidiano dos finais do século XIX e inícios do século XX”, salientou Joaquim Foz, responsável do grupo fundado há 35 anos.
Esta tradição em particular começou no tempo de Fernando Costa como presidente da Câmara, tendo este rancho desejado anos de boas decisões também aos executivos de Tinta Ferreira e Vítor Marques.
No final da atuação, os presidentes da União de Freguesias de Salir do Porto e Tornada e da Câmara das Caldas, João Lourenço e Vítor Marques, salientaram o orgulho em ter um rancho como este nos seus territórios. Antes do bolo-rei e de um brinde com um copo de vinho do Porto, os responsáveis do Rancho e das autarquias deixaram ainda os seus votos de um ano feliz. ■

- publicidade -