Rastreios auditivos gratuitos em Alcobaça

0
353

A cidade de Alcobaça acolhe segunda e terça-feira, dias 9 e 10 de Janeiro, rastreios gratuitos à saúde auditiva. Trata-se de uma iniciativa da MiniSom, empresa de aparelhos auditivos do Grupo AudioNova, que pretende “avaliar eventuais situações de perda auditiva, direccionando para as melhores soluções tendo em conta a especificidade de cada caso, e, também, informar relativamente a factores de risco que possam acelerar o aparecimento de problemas auditivos”.
Os rastreios vão ser efectuados por um especialista e realizam-se no Centro MiniSom da cidade, no número 4 do Largo 5 de Outubro. Além disso, os participantes vão ainda poder fazer rastreios gratuitos de tensão arterial e colesterol, devidamente acompanhados de um enfermeiro.
De acordo com a MiniSom, “a perda auditiva é um problema que afecta uma em cada dez pessoas e pode surgir em qualquer fase da vida mas à qual se deve dar uma especial atenção a partir dos 50 anos de idade”. A empresa, que opera na área há mais de uma década, refere ainda quem Portugal, as estatísticas apontam que mais de metade da população com idade superior a 60 anos sofre de perda auditiva, sendo que a maioria dos casos não está devidamente diagnosticada e em tratamento, o que é um “factor altamente condicionador da qualidade de vida”.
Por isso mesmo, a MiniSom vai levar a cabo, ao longo de 2012, uma Campanha de Sensibilização da Saúde Auditiva, com passagem por diversas localidades do país.

J.F.