A Secundária Raul Proença continua no topo das escolas melhor classificadas nos rankings publicados na imprensa nacional no passado domingo. A nível nacional, este estabelecimento de ensino está entre as 50 melhores na lista do jornal Público e no distrito manteve o segundo lugar, este ano atrás da EBS Henrique Sommer, de Maceira (Leiria).
O ranking daquele jornal diário tem em consideração as notas dos exames finais do ano lectivo passado de oito disciplinas e coloca esta escola caldense em 48º lugar no país, com uma média de 12,13 valores. Já o semanário Expresso, que reduz as disciplinas às quatro principais, coloca a Raul Proença em 59º lugar entre as escolas do ensino secundário.
Esta escola caldense é também a sexta classificada a nível nacional entre as escolas públicas.
A segunda escola caldense nos rankings é este ano a Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, que com uma média nos exames nacionais de 11,01 surge em 150º lugar na classificação do Público e 10 lugares mais abaixo no do Expresso.
Bastante mais abaixo nas tabelas aparece o Colégio Rainha D. Leonor. Nos anos anteriores a escola do grupo GPS alternou o topo nas Caldas com a Raul Proença, mas este ano caiu perto de 200 lugares. Surge na classificação do jornal diário em 255º e na do Expresso em 280º.
Nesta classificação é ainda de destacar a EB Fernão do Pó, no Bombarral, terceira a nível do distrito com média de 11,53 na lista do Público e no 83º lugar a nível nacional. Esta escola consegue ainda a melhor posição da região (27º lugar) no novo ranking do sucesso. Esta nova classificação analisa, em relação ao resto do país, a percentagem de percursos de sucesso dos alunos que ingressaram no 3º ciclo com níveis de conhecimento semelhante.
A EBS Josefa D’Óbidos surge em 484º na tabela do Público e 529 na do Expresso. A escola obidense teve média negativa, com 9,42 valores.
PIORES RESULTADOS NO 9º ANO
Nos exames do 9º ano, a Secundária Raul Proença é também a escola melhor colocada da região, com o 166º lugar na lista do jornal diário e com o 192º na lista do semanário. O pódio do concelho completa-se com as duas escolas do Grupo GPS, com o Colégio Frei Cristóvão em 260º e o Colégio Rainha D. Leonor em 459º. Seguem-se as escolas básicas D. João II (533º), de Santo Onofre (735º) e de Santa Catarina (746º). Na cauda da tabela surgem a EBS Josefa D’Óbidos (925º) e a Bordalo Pinheiro (1009º). Estas classificações são relativas ao jornal Público. No Expresso as escolas mantêm a ordem, mas com classificações ligeiramente inferiores.