Reciclar é fundamental para a melhoria ambiental da nossa região

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A reciclagem só é possível se, em casa e no trabalho, for feita a separação dos resíduos e os colocarmos nos ecopontos. Separar tem muitas vantagens não só a nível ambiental mas também económico para o país. Para promover a reciclagem dos materiais, a Valorsul instituiu que a descarga no Centro de Triagem e Ecocentro é gratuita. São vários os programas de sensilização que a empresa promove anualmente nos 19 concelhos da sua área directa de influência, entre os quais os 12 que integram a OesteCIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste.

PROGRAMA ECOVALOR

O Programa Ecovalor é um programa de sensibilização ambiental para a comunidade escolar que atualmente envolve mais de 250 escolas e várias instituições. No âmbito deste programa, a Valorsul ofereceu visitas escolares às suas instalações; ações de sensibilização ambiental no espaço da escola; e dois grandes concursos interescolas de separação de embalagens. Relativamente às ações de sensibilização no espaço da escola, de destacar a realização de 2017 ações, abrangendo mais de 50.000 alunos e professores.
O concurso dedicado ao ecoponto amarelo envolveu perto de 50.000 alunos e foram recolhidas 309 toneladas de embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida. O sucesso deste concurso deveu-se à efetiva capacidade de recolha e dinamização dos municípios aderentes, sendo de destacar o desempenho dos municípios de Alenquer, Cadaval e Vila Franca de Xira.
O concurso dedicado ao ecoponto azul envolveu 27.800 alunos e foram recolhidas 190 toneladas de papel e cartão. Foi possível concretizar esta iniciativa em 11 municípios, com destaque para os excelentes resultados em Odivelas, Alenquer, Alcobaça e Lourinhã. O concurso prevê a oferta de prémios pelo desempenho de todas as escolas. No último ano letivo os prémios ascenderam a mais de 40.000 euros.

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CAMPANHA ‘É SÓ UM QUILO!’

Em 2018, a Valorsul alcançou um aumento expressivo, de mais 50% na contentorização para recolha seletiva na Região Oeste – mais 1500 ecopontos, em 14 municípios. Nesse âmbito, foi concebida uma ação de educação e sensibilização a realizar por cada novo equipamento instalado em zonas residenciais para a promoção da sua utilização.
Os equipamentos de maior visibilidade foram decorados para que a sua presença não passasse despercebida nas primeiras semanas após a instalação. Foi distribuída uma monofolha na caixa do correio das residências ao redor do novo contentor, na qual se explicava que há um novo ecoponto para deposição seletiva de recicláveis e qual a meta percapita que o país precisa atingir e o contributo que cada pessoa pode dar por semana. O folheto ‘É só um quilo!’, oferecia a hipótese de solicitar por correio um brinde informativo e facilitador da separação de recicláveis. Mais de 400 pessoas solicitaram (via linha azul ou e-mail) o seu kit de reciclagem e receberam-no, por correio, em sua casa.
A campanha foi co-financiada pelo Programa Operacional SEUR no âmbito da candidatura aprovada em janeiro de 2018 e intitulada ‘Sensibilização para a Prevenção da Produção e Preparação para Reutilização e Reciclagem de Resíduos Urbanos’.

CAMPANHA ‘ECOPONTOS TRISTES’

O que fazer quando um ecoponto está sempre vazio? Como incrementar a sua utilização ou decidir relocalizá-lo? Estes são os desafios a que a campanha ‘Ecopontos tristes’ veio responder. Consistiu, em termos de comunicação, em decorar os ecopontos menos produtivos de toda a região com um autocolante (com QRCode) que explicava à população que o ecoponto seria relocalizado se não fosse mais utilizado. Resultou, em alguns casos, num incremento substancial da utilização dos ecopontos, e noutros casos, na sua justificada relocalização.

PROGRAMAS DE COMPOSTAGEM DOMÉSTICA E COMUNITÁRIA

A compostagem doméstica é um processo 100% natural. Os restos de vegetais e plantas transforma-se em composto para fertilizar a terra. Na verdade, é uma das formas mais antigas de reciclar e há cada vez mais famílias interessadas em contribuir para uma gestão responsável dos seus resíduos orgânicos, fazendo compostagem doméstica.
A Valorsul desenvolveu em 2018 as campanhas ‘Compostar, outra forma de reciclar’ e ‘Todos podem compostar’, indo ao encontro da sua política de prevenção de RU e beneficiando de cofinanciamento do PO SEUR intitulada ‘Sensibilização para a Prevenção da Produção e Preparação para Reutilização e Reciclagem de Resíduos Urbanos’.

COMPOSTAR OUTRA FORMA DE RECICLAR

Foram realizadas 100 de ações de formação, com a duração de 1h30, dadas por um especialista no tema da Compostagem. No final da sessão foi oferecido um compostor doméstico aos participantes e um guia prático de como fazer compostagem. Esta ação foi desenvolvida em parceria com as Juntas de Freguesia e Municípios, que disponibilizaram os locais da formação e garantiram o transporte dos compostores. No final de 2018, mais 2.000 famílias estavam já a realizar compostagem doméstica em suas casas.

CAMPANHA ‘AJUDA DE PESO’

A campanha ‘Ajuda de Peso’ é um programa de retribuição financeira a instituições e associações sem fins lucrativos pelos recicláveis entregues nos centros de triagem e ecocentros da Valorsul. São aceites todos os materiais que os três contentores do ecoponto recebem. Em 2018 foi possível enviar para reciclagem 59 toneladas de material proveniente de 24 instituições.

COMÉRCIO A RECICLAR

‘Programa Comércio a reciclar’: Consiste na intervenção de equipas permanentes de contacto junto do alvo HORECA (Hotéis, Restaurantes e Cafés) e do pequeno comércio, e inclui a distribuição de materiais informativos e de sensibilização. Em 2018, na área da Valorsul, foram visitados perto de 8.500 estabelecimentos, geralmente em parceria com os municípios. O comércio local ficou mais equipado e sensibilizado para a separação das suas embalagens.

ECOEVENTOS

O Ecoevento é uma iniciativa da Valorsul que desafia as entidades a reduzir o impacte ambiental resultante do evento e a promover a gestão adequada dos resíduos produzidos. Em 2018, foram realizados 25 Ecoeventos, nos quais a Valorsul deu apoio logístico (sacos, suportes de sacos, luvas, colocação de ecopontos, recolha, monitores, materiais informativos, ações de sensibilização) e, por vezes, foram atribuídas contrapartidas em função das quantidades recolhidas. De destacar o desempenho, em termos de quantidades de recicláveis separadas, no Rock in Rio Lisboa, no Campeonato Mundial de Surf em Peniche e no Carnaval de Torres Vedras. No global, foi possível recolher para reciclagem 105 toneladas de resíduos em Ecoeventos.

RECYCLE BINGO

O Recycle BinGo é já o projeto de comunicação mais premiado de sempre da história da Valorsul. No final de 2017, em parceria com a Amarsul e a Valorlis, apoiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, foi concebido uma aplicação que funciona como um jogo tornando a experiência da reciclagem muito mais divertida e compensadora. A missão principal do jogo é fazer visitas ao ecoponto habitual. Através da geolocalização por smartphone sabe que nos encontramos perto dele. Ao fazermos check-in desbloqueamos um conjunto de simpáticos bichinhos, os EcoGifts, com os quais vamos preenchendo os nossos cartões BinGo. Cada vez que completamos um cartão ganhamos EcoMoedas – que podemos trocar por prémios, como bilhetes de cinema, vales de desconto e muito mais. A aplicação tem ainda um site www.recyclebingo.pt e uma página de facebook dedicada.
Entre fevereiro (data em que foi disponibilizada ao público através das plataformas AppStore e no GooglePlay) e dezembro de 2018, este projeto de sensibilização alcançou mais de 17 mil downloads da aplicação e 7.000 utilizadores ativos. A página de facebook atingiu 6.300 fãs e os filmes de animação (feitos para promover a aplicação) têm mais de 43 mil visualizações no youtube. A página web do projeto foi visitada 54.000 vezes.

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