A recolha de donativos a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha (AHBVCR) vai decorrer em todas as freguesias do concelho até 29 de Novembro, dia no qual se realiza, a partir das 15h00, o habitual Cortejo de Oferendas.
Como vem sendo habitual, a cantora Receba associa-se à iniciativa com uma actuação na sede da associação após o cortejo.
Abílio Camacho, presidente da AHBVCR, agradeceu antecipadamente as ofertas na apresentação do Cortejo de Oferendas à comunicação social, no passado dia 28 de Outubro, revelando a importância da verba obtida para a execução orçamental da associação. O dirigente adiantou que o serviço de INEM teve, em 2014, um prejuízo para a associação na ordem dos 40 mil euros. Lamentou também que não existam derrogativas para o gasóleo para os bombeiros, como existe para a agricultura e pescas, embora recentemente a AHBVCR tenha obtido junto da Auto Júlio um acordo para um desconto de 12 cêntimos por litro, uma melhoria em relação ao anterior acordo que existia com uma outra gasolineira, que era de 7 cêntimos.
Abílio Camacho também manifestou desacordo com a cobrança de alguns impostos, nomeadamente na aquisição de viaturas. “Pagamos IVA de equipamentos que temos que comprar para prestar um serviço ao Estado”, disse.
No ano passado os donativos no Cortejo de Oferendas ascenderam a 110 mil euros, valor que corresponde a mais de 8% do orçamento da associação e que é de cerca de 1,3 milhões de euros.
Abílio Camacho referiu ainda que os donativos têm permitido aos bombeiros caldenses actualizar a frota e o equipamento, mas as necessidades continuam. “Precisamos de renovar a nossa frota, que faz 680 mil quilómetros por ano, e também precisamos de material informático. Se alguém tiver um computador que nos possa doar, ficamos agradecidos”, disse.
Nelson Cruz, comandante da corporação, observou que, para além da importância financeira, o Cortejo de Oferendas é um dia importante para os bombeiros porque permite um contacto de proximidade com a população e a actuação de Rebeca ajuda a potenciar esse contacto. “Ela vai fazer com que mais pessoas venham partilhar o dia connosco”, disse.
Rebeca, que ofereceu o primeiro exemplar do seu novo álbum à AHBVCR, disse que a contribuição para este dia “é o meu dever”. E acrescentou que todas as bailarinas e coristas que fazem parte da sua equipa vão estar presentes na actuação. A cantora caldense revelou que vai ainda aproveitar as presenças em programas de televisão para o lançamento do seu novo álbum para publicitar a recolha de donativos.