O Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR recuperou nos dias 22 e 23 de Maio várias peças de automóveis que haviam sido furtadas nos concelhos de Caldas, Óbidos e Rio Maior nos últimos dois anos.
Esta acção vem no seguimento da detenção de um homem de 21 anos a 18 de Maio nas Caldas, por furto de veículo e receptação de material furtado. Seguiram-se três buscas domiciliárias que culminaram na recuperação de várias peças de automóveis 4X4 desmantelados.
Foram recuperadas peças de motores, faróis, quatro jantes, pneus, sistemas de direcção e de som, carroçaria e chassis, bem como um motor completo com caixa de velocidades e caixa de transferência.
Nas buscas, as autoridades detectaram também indícios de viciação, com falsificação de documentos e de números de quadros de veículos. Foram identificados dois homens, de 23 e 29 anos.
Na noite do passado sábado, 26 de Maio, a sede da Associação Olha-Te, que se dedica ao apoio aos doentes oncológicos e aos familiares, voltou a ser assaltada e vandalizada. Além de equipamento informático (dois computadores, ecrãs e teclados) e duas televisões, os ladrões roubaram uma obra de arte de Artur Pires, uma guitarra, um leitor de VHS, dinheiro de donativos e um quadro comemorativo do primeiro aniversário da Associação Recreio Club de 1924 com uma imagem de Bordalo Pinheiro.
A PSP e a PJ estiveram no local a recolher evidências e estão a averiguar o caso. Os larápios deixaram para trás um rasto de destruição, com tudo remexido. A porta foi arrombada. Além de a substituir por uma porta mais segura, a associação pretende reforçar a segurança com videovigilância.
Antes, no dia 24 de Maio, a Polícia Marítima de Peniche resgatou um pescador que teve um acidente a bordo de uma embarcação em Peniche. O homem sofreu um acidente durante a faina de pesca e ficou inconsciente. O alerta foi dado por volta das 17h00 e o dado estava a cinco milhas do Cabo Carvoeiro.
De imediato foi accionada a embarcação salva-vidas “Vigilante”, que se deslocou com uma equipa de Suporte Imediato de Vida e dois socorristas dos Bombeiros de Peniche.
O homem foi resgatado e transportado para o Cais da Ribeira, tendo depois sido levado para o Hospital de Peniche. A Polícia Marítima está a apurar as causas do acidente.
No mesmo dia foram apreendidos 150 quilos de polvo no porto de abrigo da Nazaré. Eram dez caixas com polvo sem o peso mínimo regulamentar para venda (750 gramas).
A apreensão foi realizada pela Unidade de Controlo Costeiro da Nazaré, durante uma acção de fiscalização ao transporte, captura e venda de pescado, moluscos bivalves vivos e crustáceos.
O pescado foi submetido a controlo higiossanitário e entregue a instituições de solidariedade social.