Refood das Caldas já distribui uma refeição diária a 70 pessoas

0
742
Gazeta das Caldas
- publicidade -

DSC_0068Inaugurado formalmente no passado dia 9 de Janeiro, o núcleo caldense do Refood começou a funcionar há um mês e já distribui diariamente 71 refeições. O projecto conta com a envolvência de 40 voluntários e a participação de 26 estabelecimentos comerciais entre restaurantes, pastelarias e padarias.

O núcleo caldense do Refood – projecto que pretende acabar com o desperdício alimentar canalizando a comida para quem precisa – é o 25º a nível nacional e o primeiro a ser inaugurado em 2016. A cerimónia decorreu na tarde de sábado, na presença do fundador do projecto, Hunter Halder (o americano que  começou há quatro anos a recolher comida numa freguesia de Lisboa), acompanhado de voluntários e representantes de entidades que apoiaram a criação da sede e diariamente contribuem com as sobras alimentares.
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, que também colabora na angariação de alimentos para o núcleo, marcou presença com os alunos a servirem o beberete.
Rui Vieira, coordenador do núcleo caldense, recordou que começaram a distribuir as refeições a 8 de Dezembro a três famílias (nove beneficiários), mas que “rapidamente” começaram a ter necessidade de ajudar mais. Uns vinham bater à porta do centro de operações, na Rua Francisco Manuel Oliveira Santos, 28 (junto ao parque infantil no Bairro dos Arneiros), enquanto que outros eram encaminhados por outras instituições, chegando ao final do mês com 780 refeições distribuídas e 57 beneficiários.
“Neste momento temos 21 famílias, que compreende 71 pessoas, a beneficiar de alimentação, o que nos abriga a arranjar diariamente essas refeições”, diz o coordenador. Feitas as contas, deverão entregar 1350 refeições durante este mês. O núcleo está a prestar apoio a mais de duas dezenas de famílias, mas já possui mais seis em espera.
“Queremos ir fazendo as coisas devagar porque a maioria dos voluntários são pessoas que trabalham”, explica Rui Vieira, acrescentando que a distribuição é feita diariamente entre as 19h00 e as 21h00 e à sexta feira fornecem o reforço para o fim de semana, embora recolham alimentos todos os dias.
A garantir as refeições estão 26 restaurantes, padarias e pastelarias, que entregam diariamente as suas sobras.
O núcleo tem neste momento 40 voluntários a trabalhar, mas tem em lista de espera mais 50, que ainda não consegue utilizar. “O projecto cresce à medida das necessidades”, disse o seu coordenador, destacando que toda a informação sobre futuros beneficiários é cruzada com a rede social da autarquia.
Presente na cerimónia, o fundador da Refood, Hunter Halder, mostrou a sua satisfação com o “excelente” trabalho feito pela equipa caldense e pelo apoio dado pela comunidade e que se traduz nas refeições dadas aos necessitados.
Esta é a primeira inauguração de 2016 e já existem mais 28 equipas a trabalhar para abrir núcleos e outras a começar o processo, por todo o país. Para além disso, o ano passado foram criados 16 novos núcleos, sendo que o último foi Leiria, inaugurado a 20 de Dezembro.  Alocobaça também tem um núcleo Refood.
O projecto já extravasou fronteiras e actualmente existem equipas a trabalhar  em Madrid, Barcelona, Budapeste, Londres e Paris.
“Distribuímos cerca de 2500 refeições diariamente, o que se traduz em 46 mil por mês e num trabalho de mais de 4000 voluntários”, concluiu.

- publicidade -