A Grande Regata regressa esta noite, 11 de Setembro, ao Parque D. Carlos I, numa organização do Museu do Hospital Termal e da Gazeta das Caldas, a comemorar os seus 90 anos. A corrida de barcos no lago é o prato principal de uma ementa que promete muita animação para miúdos e graúdos, com música ao vivo, animação infantil e petiscos.
O evento abre às 19h30, hora a partir da qual as tasquinhas começam a servir os seus pratos e petiscos. Casa Antero, Pachá, Meia Tigela, Tasquinha do B3CO, Pimpões, Gramas com Sabor e Atelier do Doce têm a responsabilidade de alimentar esta iniciativa. O jantar é servido com música ao vivo, ao som do jazz.
A regata começa às 21h00, já depois do pôr do sol, com a apresentação de João Carlos Costa. As corridas realizam-se em equipas de quatro elementos e a adesão tem sido boa, ultrapassando as duas dezenas. “Estamos a ter bastantes inscrições é expectável que a adesão seja forte”, refere Dora Mendes, directora do Museu do Hospital Termal.
Para os mais pequenos há pinturas faciais e insufláveis, a cargo dos Pimpões. Outra novidade da edição deste ano é uma regata em terra firme, com aparelhos de remo, numa actividade promovida pelo ginásio Balance Club na Casa dos Barcos. A Academia de Música de Caldas da Rainha também vai dar o seu contributo ao evento.
Dora Mendes diz que a edição deste ano surge numa lógica do seguimento das realizadas nos anos anteriores. “É uma iniciativa bem acolhida pelo público em geral e tínhamos pessoas a solicitar que se voltassem a realizar”, refere.
Estas regatas recuperam as actividades que se realizavam há mais de 100 anos, nos finais do século XIX, quando o parque era local por excelência para organização de eventos. “Era uma época em que era mais frequentado pelas pessoas, havia mais actividades, como as feiras, os mercados, os jogos”, relembra Dora Mendes. O objectivo não é recirar esses tempos, mas “voltar a animar com os recursos existentes”. É também nessa lógica que o evento deste ano é alargado, com as tasquinhas e a animação.
No final das corridas o foco passa para o duo Fat & Slim, que vai animar os presentes com música Electro Swing. As previsões do tempo para a noite de sexta feira são animadoras. Não é previsível que chova e o vento será fraco. As temperaturas deverão oscilar entre os 22º ao final da tarde e os 16º durante a noite.
Esta é mais uma iniciativa que assinala o 90º aniversário da Gazeta das Caldas, que começaram com a exposição de fotografia “Olhar outros olhares”, de João Martins Pereira. Vão seguir-se outras iniciativas de grande impacto, que serão divulgados a seu tempo.
Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt