Removida palmeira em frente à Câmara por ameaça de queda

0
435

DSC_0144A palmeira que estava situada frente à Câmara das Caldas foi retirada por ameaça de queda, com o consequente risco para pessoas e bens. O gabinete técnico florestal da autarquia propôs o seu abate, tendo em conta que apresenta uma altura superior aos edifícios circundantes, facto que deixa a parte superior da árvore mais exposta aos ventos. Por outro lado,  o “seu sistema radicular apresenta-se reduzido e com pouco espaço livre para se desenvolver, podendo provocar danos a pessoas e bens”, refere-se na acta camarária de 19 de Janeiro.
Para alem desta árvore de grande porte, também as outras palmeiras existentes nas traseiras dos Paços do Concelho e na Praceta António Montêz, poderão ter que vir a ser removidas, estando já identificadas como “casos críticos”. Em causa está uma praga do escaravelho da palmeira (Rhynchophorus ferrugineus) que está a afectar estas espécies.
De acordo com a autarquia, foram encontrados, no segundo semestre de 2014 vários exemplares de Palmeiras-das-Canárias, nos espaços verdes da cidade com esta praga. Por exemplo, as palmeiras nos espaços circundantes ao Vivaci foram intervencionadas com uma limpeza e tratamentos por uma empresa contratada pela Câmara.
Os serviços estão a realizar um levantamento para identificar outros casos e que vai permitir um plano de intervenção para controlo desta praga nos espaços verdes públicos. Em último caso poderão ter de se abater alguns exemplares que não sejam recuperáveis.
Originário da Ásia, o “escaravelho da palmeira” ou “escaravelho vermelho”, ataca diversas espécies de palmeiras provocando estragos importantes que podem conduzir à sua morte. Em Portugal este insecto foi assinalado pela primeira vez no ano de 2007, no Algarve, e actualmente encontra-se disperso por toda a região algarvia e estendeu-se a outras regiões do país.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt