Reservas de água normais em período de seca

0
682

Na missiva com as respostas à Gazeta das Caldas, os Serviços Municipalizados aproveitaram para informar que, apesar do período de seca que o país está a atravessar, as reservas de água do município estão normais.

O documento diz que “os Serviços Municipalizados têm dotado as captações subterrâneas de orifício com ligação a um tubo piezométrico, destinado a permitir a introdução de aparelho de medida dos níveis da água (sonda piezométrica), pelo que neste período de seca tem sido efetuado um controlo mais apertado, de forma a avaliar o “comportamento” das captações, nomeadamente o seu possível rebaixamento”.
Os serviços esclarecem também que “todas as captações de águas subterrâneas destinadas ao abastecimento público têm definida a delimitação dos perímetros de proteção, com a finalidade de proteger a qualidade da água dessas mesmas captações”. Esses perímetros visam prevenir, reduzir e controlar a poluição das águas subterrâneas (por infiltração de águas pluviais lixiviantes, entre outros). A Câmara diz que foram “definidas zonas de proteção imediata, intermédia e alargada e definidas atividades e instalações interditas ou condicionadas, tendo os referidos perímetros sido publicados em Portaria”