“Prevê-se um perigo de incêndio rural muito elevado para o concelho das Caldas da Rainha, sendo proibido utilizar maquinaria e equipamento nos territórios rurais e na envolvente de áreas edificadas” para os dias 8 de julho e seguintes, informou a autarquia, em comunicado enviado às redações.
A Câmara das Caldas recorda que “nos dias de perigo “muito elevado” ou “máximo” é proibido realizar trabalhos com recurso a motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapa-chamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor”.
Acresce que “nos dias de perigo “muito elevado” ou “máximo”, das 11 horas até ao pôr-do-sol, é proibido utilizar máquinas agrícolas e florestais com alfaias ou componentes metálicos em contacto direto com o solo, bem como a realização de operações de exploração florestal de corte e rechega”.
A autarquia esclarece que “entre o pôr-do-sol e as 11 horas pode realizar as operações atrás descritas, estando sempre sujeito às restrições do ponto anterior”.
O Perigo de Incêndio Rural pode ser consultado diariamente em: www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/#0#1006