Rita Guerra nas festas do 15 de Maio

0
605
- publicidade -

Fd-RitaGuerraA cantora Rita Guerra irá animar a noite de 14 de Maio, num concerto que este ano irá decorrer junto à estação da CP, virado para a Avenida 1º de Maio, dado que a Praça 25 de Abril está em obras. Já o fogo de artifício será lançado, como é costume, do terraço dos Paços do Concelho. Na primeira parte deste espectáculo actuará a banda caldense Fueiro.
O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, diz que a escolha recaiu nesta artista de música ligeira portuguesa ser a proposta que “oferecia uma melhor relação qualidade-preço”. O espectáculo de Rita Guerra, que este ano celebra 30 anos de carreira, custa 15 mil euros, com palco e som incluído.
O feriado municipal, a 15 de Maio, será assinalado com várias cerimónias oficiais. Como é habitual, terá lugar, pelas 11h30 no CCC, a sessão solene e entrega de medalhas de mérito municipal.
Este ano serão distinguidas 20 individualidades e instituições, sendo a medalha de mérito cívico e humanitário sido atribuída ao empresário Rogério Caiado (a título póstumo). A  Liga dos Amigos do Hospital e a secretária da Liga dos Amigos do Hospital, Manuela Paula, receberão a medalha de mérito humanitário.
As medalhas de mérito cultural serão entregues a Adelino Mota (maestro), a João Carlos (fotógrafo internacional) e a Tiago Norte (DJ Stereossauro, que faz dupla com o DJ Ride, também caldense).
O resistente político à ditadura que esteve preso antes do 25 de Abril, Manuel Duarte, será distinguido com a medalha de mérito cívico (a título póstumo). Nesta categoria serão também homenageados vários ex-presidentes de juntas de freguesia. Tratam-se de Fernando Horta (Foz do Arelho), César Pereira (Nadadouro), Justino Sobreiro (A-dos-Francos), César Tempero (Vidais), Virgílio dos Santos (Alvorninha), Hélder Nunes (Santa Catarina) e Filipe de Sousa e João Silva (ambos de S. Gregório).
A cooperativa agrícola Coagrical receberá a medalha de mérito económico e o ex-professor de Educação Física, João Silva Bastos, será distinguido com a de mérito desportivo, assim como o Grupo Desportivo de A-dos-Francos.
Serão ainda homenageados o Centro Cultural e Recreativo dos Cabreiros (Salir de Matos) e o Rancho Folclórico e Etnográfico Vale Choupinho, que comemoram este ano o seu 25º aniversário.
Na tarde de 15 Maio, pelas 15h00, será prestada a homenagem à Rainha D. Leonor com a habitual presença da Banda de Comércio e Indústria das Caldas da Rainha.
Pelas 16h00 realiza-se uma visita às obras de ampliação das novas instalações da Santa Casa da Misericórdia e, pelas 16h30, será inaugurada a extensão do Lar da Foz do Arelho.
Às 17h30 será inaugurado o monumento aos ex-combatentes, da autoria do escultor José Aurélio, situada na rotunda da Avenida General Pedro Cardoso.
Pelas 18h00 será feito o lançamento da primeira pedra da sede da Associação  Cultural, Desportiva e Recreativa de Santo Onofre – Monte Olivett.
Integrado nos festejos do Dia da Cidade realiza-se ainda a terceira edição do Festival Oeste Lusitano a 16, 17 e 18 de Maio, no Parque D. Carlos I. O evento, que tem como figura central o cavalo, contará com a participação de criadores da região, uma representação espanhola e também da Coudelaria de Alter Real, referência nacional no sector.
Promovido pela Associação de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano do Oeste, o certame terá artesanato, agricultura biológica e vários eventos culturais, como teatros de rua, bailados, orquestras, ranchos folclóricos, grupos corais e também actividades desportivas.
O programa da TVI, Somos Portugal, vai estar em directo do Largo do Hospital Termal, no dia 18 de Maio, a acompanhar este festival e a mostrar alguns dos aspectos mais emblemáticos do concelho.

- publicidade -