Rota juntou 14 associações de causas sociais, ambientais e animais
Este ano voltou a realizar-se a Rota do Voluntariado Local em simultâneo com a Regata. Foi o segundo ano da iniciativa, que passou do antigo Parque de Bicicletas para a lateral do Coreto. Tal como no último ano, aos visitantes era dado um passaporte. Depois iam de associação em associação, respondendo a uma pergunta sobre cada uma e no final, com o passaporte preenchido, recebiam brindes. O evento decorreu ao longo de todo o sábado e contou com 14 associações com causas sociais, animais e ambientais (Cruz Vermelha, Refood, Ágora, CRAPAA, Ordem do Trevo, Viagem de Volta, Rotary Club das Caldas, Associação Adventista para o Desenvovlimento, Recursos e Assistência, Banco Alimentar do Oeste, Coração com Vida, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Olha-Te, Clube Soroptimist e Rede Leonardo).
O presidente da União de Freguesias de N. Sra. Pópulo, Coto e São Gregório, Pedro Brás, explicou que a mudança de localização se deveu ao facto de este ano não haver atividades da Regata no Parque das Bicicletas. “Tivemos alguns patrocinadores que nos estão a ajudar, que é o caso da Rações Avenal e a Caixa Agrícola”, explicou, esclarecendo que doaram 500 euros cada e que, além do dinheiro oferecido pelos patrocinadores, foram sorteadas rifas. Com os patrocínios e todas as rifas vendidas, a organização conseguiria distribuir 250 euros por cada associação. Não tendo conseguido vender todas, faltaram 200, a União de Freguesias garantiu o valor em falta. “Desde há um ano as associações passaram a trabalhar muito mais em conjunto, estava cada um na sua ilha e com isto pedem coisas uns aos outros, criaram-se parcerias”, frisou Pedro Brás. O autarca, que garantiu aos jornalistas que se recandidataria nas autárquicas, explicou que foi feito um convite a todas as escolas, para que os alunos conheçam o movimento associativo. “Começaram as férias e foi mais complicado, temos que pensar fazer a rota duas vezes por ano, não só na altura da Regata, até para conseguirmos chamar mais pessoas e mais associações, porque o concelho não tem só estas 14”.
Antónia Pinto e Lília Silva, vice-coordenadoras da Refood Caldas, recordaram o primeiro ano desta iniciativa, que “foi um sucesso e permitiu às associações conhecerem-se, foi uma agradável surpresa, todos temos o mesmo espírito do voluntariado, seja a fazer o que for, no nosso caso é o combate ao desperdício alimentar”. No último ano, neste evento, conheceram os responsáveis da associação Viagem de Volta e daí nasceram parcerias, com a distribuição dos excedentes de comida aos utentes da associação, tal como ocorre com outras coletividades. Outra parceria que nasceu na rota, mas já este ano, foi com a Coração com Vida, com o objetivo de encaminhar as famílias que recorram à Refood e que tenham outras carências para essa associação, que se presta a apoiá-las com roupa e outros objetos essenciais. “É interessante porque podemo-nos ajudar mutuamente, vamos todos ao encontro do mesmo objetivo”, frisam, notando que este ano houve menos gente e menos dinamismo, dado que no último ano a regata durou mais horas e a rota estava junto à zona de concertos e da cerveja Xarlie. Mas “na próxima cá estaremos”.