Rotaract oferece donativo para equipar ambulância

0
192
Mariana Canas entregou o donativo a Carlos Cravide

O valor angariado foi entregue ao centro humanitário Litoral Oeste Norte da Cruz Vermelha

Mariana Canas, presidente do Rotaract Club das Caldas da Rainha, entregou, na passada segunda-feira, 1.122€ para a aquisição de equipamento para a ambulância que está ao serviço do centro humanitário Litoral Oeste Norte da Cruz Vermelha. O valor resultou de um jantar e leilão, realizados a 5 de março, e que envolveu os clubes rotários das Caldas, Bombarral e Alcobaça.
De acordo com Carlos Cravide, diretor do centro humanitário Litoral Oeste Norte da Cruz Vermelha, que engloba os municípios das Caldas, Óbidos, Bombarral, Alcobaça e Nazaré, o montante angariado será utilizado na compra de algum equipamento, que no seu conjunto ascende a cerca de 14 mil euros. “Estamos a falar de uma ambulância que ficará bastante bem equipada, mas que atualmente só tem o aspirador de sucção”, explicou o responsável.
A aquisição é feita mediante a prioridade do equipamento, pelo que será comprada uma maca pluma e uma cadeira de resgate, entre outros. A faltar fica, por exemplo, o desfibrilhador.
Este centro está também à espera de uma verba que virá da sede nacional, para pagar alguns trabalhos que têm feito em teleassistência e transporte de medicamentos. A pandemia veio agravar as dificuldades em arranjar financiamento, mas Carlos Cravide acredita que, com a retoma dos eventos, possam obter mais alguns fundos. O objetivo é de que, no futuro, a ambulância possa fazer a retaguarda dos bombeiros, “um género de reserva do INEM”, salienta.
Esta entidade possui um protocolo com a Proteção Civil Municipal para prestar apoio nos incêndios de verão e é quem coordena as zonas de acantonamento das populações, do concelho
O Centro Humanitário Litoral Oeste Norte da Cruz Vermelha Portuguesa já tem agendado o apoio a vários eventos, sobretudo desportivos, e Feira dos Frutos, e também o Rotaract caldense vai continuar a ajudar esta causa, estando já em preparação a realização de um evento para jovens no Parque D. Carlos I. ■