Este será um dos vários projetos a desenvolver no novo ano rotário que tem por presidente o empresário Luiz Gomes
A aquisição de alguns equipamentos respiratórios utilizados pelos bombeiros quando precisam agir em incêndios, com baixo teor de oxigénio, denominados de ARICA (Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto) é uma das prioridades do novo presidente do Rotary Club das Caldas.
O empresário Luiz Gomes, o novo presidente dos rotários, reuniu com o comandante dos bombeiros das Caldas da Rainha, Nelson Cruz, que lhe transmitiu essa necessidade, pelo que quer adquirir seis (com um custo unitário de mil euros), para entregar à corporação. “Acho que o Rotary Club das Caldas deve trabalhar para tentar resolver os problemas da cidade e vamos estar atentos”, disse o responsável na cerimónia de transmissão de tarefas, que decorreu a 8 de julho no restaurante A Lareira.
Luiz Gomes quer voltar a implementar o Ryla – Formação de Liderança para jovens, que já decorreu nas Caldas de 3 a 5 de abril, com 14 jovens oriundos de vários pontos país, mas ampliando o programa a mais participantes e durante mais dias, em parceria com outros clubes rotários. “Cria companheirismo e incentiva os mais novos para os valores do rotary”, justifica Luiz Gomes, destacando que também continuam empenhados em captar mais elementos para o clube.
Vão trabalhar “pelas crianças”, com a aquisição de papas e outros bens alimentares para crianças carenciadas, em colaboração do Banco Alimentar contra a Fome do Oeste e manter os prémios de mérito escolar e a entrega de bolsas de estudo. Serão ainda distinguidos, à semelhança dos anos anteriores, o profissional do ano e prémio carreira.
A próxima iniciativa, a decorrer a 2 de agosto no Parque D. Carlos I, é a Festa Branca, de cariz solidário, para angariação de fundos para os vários projetos do clube, e que contam também com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa.
Luiz Gomes, que assume a presidência do clube pela segunda vez, sucede a Hélia Silva.

Depois de receber uma placa de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante a sua presidência, a empresária caldense destacou a união entre todos, que permitiu a concretização dos vários projetos. Ao longo do ano rotário foram dinamizadas mais de uma dezena de atividades, entre palestras, jantares e cerimónias de atribuição de prémios, mas também a entrega do cão guia a uma jovem , que é tricampeã mundial de surf adaptado.
Presente na cerimónia, a governadora assistente, Cristina Teotónio, destacou o percurso do clube, que conhece há 30 anos e que lhe tem “proporcionado a aprendizagem e estreita colaboração”. Também o governandor do distrito rotário de 1960 (onde está incluído o clube caldense) reconheceu o trabalho desenvolvido junto da comunidade. Deixou um apelo para que possam atrair novos elementos e que acreditem na “força do rotary e dos seus valores”.
O rotary caldense é uma instituição parceira do município. O trabalho foi reconhecido pelo presidente da Câmara, Vítor Marques, que manifestou a disponibilidade para continuar a parceria, permitindo também que “a magia se possa transformar em paz”, disse, o autarca numa alusão ao lema rotário para este ano. ■