Rotários distinguem melhores alunos das Caldas e de Óbidos

0
1192

FotoMelhoresAlunosO Rotary Club das Caldas da Rainha atribuiu, no passado dia 2 de Outubro, os prémios escolares a 24 alunos que se distinguiram nas escolas das Caldas da Rainha e Óbidos. A cerimónia, que valoriza o mérito de quem se destaca no seu percurso académico, realizou-se pelo 16º ano e juntou centenas de alunos, pais e professores em torno da educação.
Uns querem ser médicos, engenheiros, artistas, e outros ainda nem sabem que profissão escolher no futuro, mas em comum têm o facto de gostar de estudar e serem reconhecidos pelos colegas. No ano passado frequentaram os estabelecimentos de ensino das Caldas da Rainha e de Óbidos e, no passado dia 2 de Outubro, viram o seu mérito escolar ser reconhecido pelo Rotary Club das Caldas numa cerimónia que encheu o auditório da Expoeste.
Este ano foram distinguidos 24 alunos, os melhores do 9º ao 12º ano, dos dois concelhos. E foram 24 porque, ao nível do 9º ano, foram premiadas duas irmãs gêmeas, a Camila e a Matilde Costa, que frequentam o Agrupamento de Escolas Raul Proença. “Uma excepção feliz”, disse Carlos Lopes, do Rotary caldense, destacando as boas notas das alunas.
Minutos depois, o pai, Luís Costa, subia ao palco para partilhar a sua experiência e destacar que o sucesso do aluno depende também dos professores e da capacidade de partilha e interpretação dos conhecimentos. Dirigindo-se ainda aos docentes, este pai deixou-lhes uma palavra de incentivo por, apesar de muitas vezes irem auferir um “salário miserável, se verem com motivação suficiente para serem deslocados para mais de 500 quilómetros de casa e longe da família, porque escolheram o ensino”. Uma menção também para os que se vêem “obrigados” a procurar melhores condições de trabalho noutras paragens, tendo que emigrar.
Luís Costa enalteceu a actividade do clube rotário e mostrou a sua gratidão pelo prémio entregue às filhas. Disse ainda que há crianças no interior do país que se deparam por dificuldades acrescidas, com o encerramento de escolas, e que precisam também da ajuda dos rotários no cumprimento do seu percurso escolar.
Nirina Raharitahiana, que finalizou o 12º ano na Escola Raul Proença, destacou que estes prémios incentivam os alunos a continuar a ter bons resultados. “O ensino requere muito esforço, não só da parte dos alunos mas também dos professores, pais e funcionários”, disse, deixando-lhes um agradecimento.
Também presente no evento, o vereador da Educação, Alberto Pereira, realçou a forma “fraterna e solidária” com que os rotários se têm apresentado na comunidade e que tem permitido ajudar várias pessoas.
Na cerimónia foi ainda atribuída, pelo segundo ano consecutivo, uma bolsa de estudos para Tatiana Neves, que frequenta o curso superior de secretariado.
A animação foi garantida por dois jovens alunos do Conservatório das Caldas da Rainha.
Hoje à noite os rotários irão oferecer equipamentos de desfibrilhação para duas ambulâncias no quartel dos Bombeiros Voluntários das Caldas.

Alunos premiados
ETEO – Escola Técnica Empresarial do Oeste
10º – Maria Inês Alves
11º – Samanta Correia
12º – Marisa Bártolo
Agrupamento da Escola Secundária Raul Proença
9º – Camila Costa e Matilde Costa
10º – Rui Santos
11º – Tânia Clemente
12º – Nirina Raharitahiana
Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro
9º – João Subtil
10º – Patrícia Cunha
11º – Rafael Ferreira
12º – Sara Fialho
Agrupamento de Escolas de Josefa de Óbidos
9º – Luís Maia
10º – Cristiana Herculano
11º – Luana Sousa
12º – Alexandre Ribeiro
Colégio Rainha D. Leonor
9º – Bernardo Henriques
10º – João Leiria
11º – Beatriz Bento
12º- Mariana Manique
Colégio Frei Cristóvão
9º – Afonso Barreto
Agrupamento de Escolas D. João II
9º – Ricardo Ezequiel
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
Nível 4 – Ana Filipa Alves
Nível 5 – Filipe Santos

Tatiana Neves – Bolsa de estudo do Rotary Club das Caldas

- publicidade -

 

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -