Quarenta e sete alunos destacaram-se no ano lectivo passado ao nível do 9º, 10º, 11º e 12º anos, assim como nas escolas de música das Caldas da Rainha e Óbidos. O Rotary Club das Caldas reconheceu o seu mérito e distinguiu-os, no passado dia 26 de Outubro, numa cerimónia que decorreu no auditório da Escola Secundária Bordalo Pinheiro. Os colegas escolheram o melhor companheiro, que também foi distinguido.
Durante mais de uma hora os jovens foram sendo chamados ao palco para receber, das mãos dos rotários e dos representantes das respectivas escolas, um troféu e um diploma, que os distingue no percurso escolar. A lotar o auditório estavam professores familiares e amigos dos alunos, que acompanharam emotivamente a cerimónia, que contou também com momentos musicais protagonizados por elementos da Academia de Música de Óbidos.
Ana Pereira, adjunta da direcção da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, fez um discurso motivador sobre o mérito dos estudantes, bem como do papel dos professores e das famílias dos jovens. A docente realçou que o reconhecimento do mérito, por parte dos rotários, é especialmente importante “numa sociedade que cada vez mais valoriza o sucesso fácil, superficial e efémero, muito diferente do sucesso dos jovens que hoje estão aqui”.
Referindo-se aos estudantes distinguidos como “meninos e meninas”, tal como são tratados nas aulas, disse que eles sabem que a excelência custa e que os bons resultados são fruto do esforço, método, disciplina e foco nos seus objectivos. “São, de certeza, pessoas muito resilientes e perseverantes e sabem que mais importante que não cair é o levantar-se depois de uma e outra derrota, seguir em frente e não desistir dos seus sonhos”, concretizou.
A responsável acrescentou que estes jovens, além de estudar, também praticam desporto, andam na música, teatro, fazem voluntariado, integram colectividades, clubes e muitas vezes associações de estudantes, o que torna “os seus sucessos ainda mais meritórios”.
Referindo-se à escola, a docente referiu que esta deve acompanhar a modernidade e não pode ter medo da mudança
Nuno Fernando falou em representação dos pais, destacando todo o orgulho que têm nos seus filhos e agradeceu ao sistema de ensino que permite que, “quando os alunos querem, conseguem chegar a bom porto”. Já Camila Costa, uma das jovens distinguidas, partilhou que irá lembrar o seu percurso pelo secundário de forma muito positiva e destacou a importância de momentos como aquele em que se unem para comemorar a vitória do ensino.
Também a vereadora da Educação, Maria João Domingos, destacou o facto da cerimónia destacar o sucesso do ensino. Realçou ainda que estão envolvidas uma dezena de escolas e que é premiada a capacidade de trabalho, vontade e o desejo de progredir dos estudantes.
Presente na iniciativa, o vice-governador dos rotários, Rui Simões, fez votos para que o prémio recebido “seja fonte de motivação ao longo das suas vidas em todas as áreas, pessoal e profissional, para continuarem a dar o seu melhor e serem fonte de inspiração para outros jovens”. O rotário realçou também o trabalho dos professores e das famílias, pois acredita que a educação começa em casa.
Prémios Escolares 2017-2018
9º ano
Letícia de Sousa – Colégio Frei Cristóvão
Laura Marques – Agrupamento de Escolas D. João II
Cláudia Mendinhas, João Pereira e Miguel Silva – Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos
Sofia Silva e Camila Monteiro – Colégio Rainha D. Leonor
Raquel Coelho, Maria Rita Lopes, Frederica Cristo – Agrupamento de Escolas Raul Proença
Daniela Mendes – Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro
Miriam da Cunha (Fagote) – Conservatório das Caldas da Rainha
Hernâni Almeida (Saxafone) – Academia de Música de Óbidos
10º ano
Telma Silva – Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos
Fabiana Simão – Escola Técnica Empresarial do Oeste
Carolina Henriques – Colégio Rainha D. Leonor
Maria Leonor Silva – Agrupamento de Escolas Raul Proença
Leonor Nascimento, Catarina Costa – Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro
Maria Catarina Santos – Conservatório das Caldas da Rainha
Eliana Niagu – Academia de Música de Óbidos
11º ano
João Bonança e Mariana Silva – Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos
Susana Augusto – Escola Técnica Empresarial do Oeste
Inês Rebelo – Colégio Rainha D. Leonor
Filipe de Paiva – Agrupamento de Escolas Raul Proença
Carolina Monteiro e Liliana Querido – Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro
Catarina Lavadinho (Piano) – Conservatório das Caldas da Rainha
Inês Fernando (Viola d’Arco) – Academia de Música de Óbidos
12º ano
Beatriz Pereira, Carolina Silva, Oksana Veychuk – Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos
Marina Martins – Escola Técnica Empresarial do Oeste
Bernardo Henriques – Colégio Rainha D. Leonor
Camila Costa e Daniel Várzea – Agrupamento de Escolas Raul Proença
Ricardo Ezequiel, Miguel Ângelo Fialho e Filipe Silva – Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro
Renata de Castro (Guitarra) – Conservatório das Caldas da Rainha
Ana Rita Russo (Piano) – Academia de Música de Óbidos
João Pedro Santos, Rodrigo Ricarte, Rafaela Ferreira (Nível 5), Sara Carqueijeiro (Nível 5), Sónia dos Santos (Nível 5) – Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
Melhor aluno companheiro – Luís da Maia, do Agrupamento de Escolas Raul Proença