Rotários ofereceram prémios aos melhores alunos das Caldas da Rainha e de Óbidos

0
699
- publicidade -

notícias das CaldasOs melhores alunos que frequentam o 9º ano e ensino secundário nas escolas das Caldas da Rainha e Óbidos foram homenageados com os prémios de mérito escolar pelo Rotary Clube das Caldas.
A iniciativa, que decorreu no passado dia 26 de Setembro, juntou cerca de 250 pessoas no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e contou desta vez com um momento musical, interpretado pela orquestra ligeira da Sociedade Musical e Recreativa Obidense.
Os melhores alunos do 12º ano receberam um prémio no valor de 250 euros, os dos 11º ano um prémio de 150 euros, os do 10º ano 100 euros e os do 9º ano um prémio de 75 anos, num total de 3850 euros. Este ano foi, pela primeira vez, também distinguida a melhor aluna que completou o 12º ano na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

A professora, e esposa do rotário Carlos Lopes, Maria Eduarda Lopes, partilhou com a plateia, maioritariamente constituída por jovens, uma carta escrita pelo presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, aquando de uma visita a uma escola. Na missiva, o governante fala da responsabilidade de cada um pela própria educação e na oportunidade que os estudos dão na percepção de que se é bom em alguma coisa.
“E não é só para as vossas vidas e para o vosso futuro que isto é importante. O que vocês fizerem com os vossos estudos vai decidir nada mais nada menos que o futuro do nosso país”, leu a docente no documento de Obama, onde este apela ao empenhamento e trabalho árduo para que sejam bem sucedidos.
O presidente dos Estados Unidos lembra que algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo, com a autora do Harry Potter, J. K. Rowling, ou o jogador Michael Jordan, sofreram fracassos antes de alcançar o êxito. E remata: “ninguém nasce bom em nada. Tornamo-nos bons graças ao nosso trabalho”.
O presidente da escola anfitriã do evento, António Veiga, destacou que as escolas têm muitos bons alunos e que os presentes são os seus representantes. Lembrou ainda o papel fundamental dos professores na vida dos jovens que, muitas vezes, passam mais tempo com eles do que os próprios pais.
O responsável deixou ainda a disponibilidade, por parte da escola, para acolher estes eventos e aos alunos deixou os votos para que continuem a “trabalhar e ser felizes no que fazem, porque os resultados aparecem sempre”.
Também presente na cerimónia esteve o vereador caldense da Educação, Tinta Ferreira, que elogiou esta iniciativa da sociedade civil. O autarca lembrou ainda que este concelho, ao nível do 9º e 12º ano tem tido a melhor média do distrito de Leiria e a segunda melhor do Oeste.

- publicidade -

Cadeira de rodas melhora a vida de jovem deficiente

Nesta cerimónia foi também feita a entrega oficial de uma cadeira de rodas a Cláudia Sousa, de 18 anos, residente no concelho de Óbidos, que sofre de encefalopatia congénita (lesão cerebral e deficiência mental profunda), sendo totalmente dependente de um adulto para se movimentar. A jovem que, sozinha apenas movimenta os braços, deslocava-se numa cadeira de rodas, mas esta já não se adaptava à sua postura corporal, causando-lhe graves dores e perturbações.
O equipamento, que custou cerca de 6.500 euros, foi adquirido pelo clube, com a ajuda de diversas entidades, após o apelo da mãe da jovem, Isabel Sousa.
“A cadeira não foi uma boa ajuda, foi o que a Cláudia precisava, de facto”, conta a sua mãe, destacando que desde que possui o novo equipamento (10 de Setembro) a comunicação e postura da jovem melhorou significativamente. A nova cadeira reclina e permite a Cláudia Sousa, que tem ferros na coluna, poder descansar um pouco, dado que está sempre sentada.
“Estou muito grata aos rotários porque de outra forma, se calhar, não teria sido possível, pois deixámos de poder contar com as ajudas técnicas”, conta Isabel Sousa, que já estava a procurar outra solução, mais em conta, que permitisse remediar o problema, mas “só a almofada e o encosto custavam mais de mil euros”, explicou.
Actualmente Cláudia Sousa está em casa, depois de ter deixado de frequentar a Unidade de Apoio à Multideficiência da Escola E.B. 2,3 Josefa de Óbidos por limite de idade (vai fazer 19 anos em Dezembro) e não haver vaga no Centro de Actividades Ocupacionais do Centro de Educação Rainha D. Leonor.
Dia 10 de Outubro decorrerá a visita do Governador do Distrito Rotário de 1960 (que compreende a área onde se insere o clube caldense) Joaquim Esperança, que será composta por uma visita a alguns locais turísticos e institucionais da cidade e de um jantar na Lareira onde será atribuída uma bolsa de estudo a uma jovem estudante universitária.

 

Os melhores alunos do ano lectivo 2011/2012

ETEO – Escola Técnica Empresarial do Oeste
10º – Francisco Costa
11º – Patrícia Santos
12º – Daniela Fresco
Escola Secundária Raul Proença
9º – Tânia Carvalho
10º – Patrícia Nazaré
11º – Gonçalo Pimenta
12º – Nuno Cordeiro
Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro
9º – Eunice Miguel
10º – Bernardo Almeida
11º – Pedro Elias
12º – Francisco Miguel
Escola EB 2,3 Josefa d’Obidos
9º – Bruna Gregório
10º – Ângela Santana
11º – Jéssica Paulo
12º – Maria Benedita Archer
Bolsa – Patrícia Leitão
Bolsa – Cláudio Leitão
Colégio Rainha D. Leonor
9º – Constança Sousa
10º – Lara Mil Homens
11º – Daniel Belchior
12º- Miguel Silva
Colégio Frei Cristóvão
9º – Jéssica Daniel
Agrupamento Escolas Santa Catarina
9º – Beatriz Norte
EBI de Santo Onofre
9º – Ana Rita Rodrigues
EB D. João II
9º – Beatriz da Branca
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
12º – Marlene Charruadas

- publicidade -