Rotary Club da Benedita distinguiu Solancis e Guilherme Pina

0
317
Os homenageados da noite, com a presidente do clube e com o governador do distrito

A empresa Solancis recebeu o prémio Profisional de Carreira e Guilherme Pina o de Profissional do Ano

Foi num clima de emoção, recordação do passado e lançamento do futuro que decorreu a entrega das distinções de Profissional de Carreira e de Profissional do Ano do Rotary Club da Benedita, na noite de 23 de março, na Quinta da Pedra Redonda.
A presidente do clube, Maria Vicente, recordou que este acontecimento havia sido adiado devido à pandemia, mostrando o seu orgulho de ter na Benedita pessoas e empresas que se destacam.
A Solancis recebeu o prémio de Profissional de Carreira. A empresa foi fundada em 1969, mas as raízes são bem anteriores e, neste repasto, recordaram-se os tempos em que o trabalho era manual, conseguindo-se hoje ter uma produção tão grande num dia, como antigamente num mês. Quando a empresa arrancou, com o bisavô de Samuel Delgado, tinha dois funcionários que ganhavam 7,50 escudos. O transporte da carga era feito em carros de bois, que levavam um dia para percorrer 30 quilómetros. No ano seguinte já tinha atingido uma faturação superior a dois milhões de escudos e empregava então 56 pessoas. Hoje tem 148 funcionários e um volume de negócios de 12,5 milhões de euros.
Samuel Delgado, presidente do Conselho de Administração da empresa, mostrou-se emocionado com esta distinção, uma vez que a Solancis já recebeu várias distinções nacionais e internacionais, mas curiosamente nunca tinha sido distinguida na sua terra.
Por seu turno, Guilherme Pina foi distinguido com o prémio de Profissional do Ano. O nadador, que nasceu em 1998 nas Caldas, é um antigo profissional de natação, que conquistou 61 pódios nacionais, foi recordista nacional e finalista num campeonato europeu, conseguindo ainda 23 medalhas em meetings internacionais e três títulos de campeão nacional pelo Sporting. “É um orgulho enorme esta distinção”, disse. “Quero agradecer ao Benedita Sport Natação, onde comecei, sempre me apoiaram e reconheceram e são uma potência nacional da natação”, afirmou.
Nesta cerimónia, que contou com a participação de nove clubes rotários (Caldas, Alcobaça, Bombarral, Peniche, Rio Maior, Porto de Mós, Santarém, Lisboa Norte e, claro, o anfitrião), o músico João Pereira, natural da Marinha Grande e que tem colaborado com os rotários, recebeu também uma distinção. O governador do distrito 1960, Paulo Martins, deixou o desafio de ser criado um marco Rotary numa rotunda da Benedita.