Rotary Club das Caldas ofereceu cão-guia a campeã de surf

0
455
A entrega decorreu no Parque D. Carlos I na tarde de sábado

Oferta a Marta Paço, avaliada em cerca de 18500 euros, resultou da angariação feita pelo clube caldense

O Rotary Club das Caldas ofereceu, no passado sábado, dia 25 de maio, um cão-guia a Marta Paço, atleta de surf adaptado que é natural de Vila do Conde e que é tricampeã mundial. Ginko é o nome do cão, que está há três semanas com Marta.
O projeto de angariação de fundos iniciou-se no último ano e foi feito através da realização da Festa Branca e da venda de mil cães de peluche que um companheiro rotário trouxe do Rotary de Neuchatel (na Suíça), numa ação que contou com o auxílio da Transwhite, que assegurou o transporte.
“Damos mais qualidade de vida à Marta, que é uma campeã e uma inspiração”, frisou Hélia Silva, presidente do clube caldense. “São projetos como este que me fazem acreditar cada vez mais que é bom dar de si, antes de pensar em si, que é o lema Rotary”. O também rotário Joaquim Monteiro, foi responsável pelo projeto e salientou que “existe uma lista de espera de três anos para entregar cães guia”.
Marta Paço pratica surf adaptado há sete anos e é tricampeã do mundo. “Hoje estamos aqui por causa do Ginko e gostava de agradecer o apoio ao clube Rotary”, começou por realçar a jovem, notando que “estes cães fazem a diferença na vida das pessoas cegas e na minha há três semanas”.
A jovem agradeceu o auxílio de todos os que contribuíram para a formação do cão. “Espero, acima de tudo, que seja um cão muito feliz”, afirmou.
Nuno Gouveia, da Escola de Cães-Guia de Mortágua, explicou que esta IPSS, sem fins lucrativos, foi fundada em finais de 1999 e que desde então já entregaram 282 cães em todo o país. “Nas Caldas temos há bastante tempo dois cães nossos a trabalhar”, contou, explicando os passos para formar um cão-guia, num processo que leva cerca de 24 a 26 meses, “num trabalho que começa logo após a nascença”.
O presidente da Câmara das Caldas, Vítor Marques, destacou que “a Marta é uma campeã pela forma como agarra os desafios” e que “ganhou um amigo para a vida”. O autarca elogiou o trabalho do Rotary Club das Caldas em termos sociais, mas também o envolvimento da própria sociedade caldense. ■