Santa Catarina em dia de festa para comemorar os 500 anos do Foral Novo

0
673

IMG_5969A comemoração dos 500 anos do Foral Novo de Santa Catarina reuniu centenas de pessoas no Centro Paroquial da vila, no passado domingo, 28 de Setembro. Organizada pela associação Mãos à Obra, um grupo de jovens voluntários da vila, a iniciativa teve início com um almoço medieval em que a comida foi servida em peças de barro.
Depois do repasto teve lugar uma palestra com o historiador caldense João Bonifácio Serra, a actuação de um grupo que tocou músicas medievais e uma tertúlia intitulada “Ao fim de 500 anos…”
O evento contou ainda com as actuações da Sociedade Filarmónica Catarinense e do Rancho Folclórico Vale Choupinho, para além de danças medievais.
Para encerrar as comemorações, realizou-se uma marcha popular e um espectáculo de fogo de artifício.
O Foral Manuelino – como também é conhecido por estar datado de 1514 quando reinava D. Manuel – conferia autoridade administrativa a esta vila, mas já antes havia um documento, datado de 1307, que atribuía esse mesmo direito a Santa Catarina.
Para tornar esta efeméride uma realidade juntaram-se 20 voluntários da associação Mãos à Obra e dez cozinheiras, também elas voluntárias, que confeccionaram o almoço.
O principal objectivo destas comemorações é preservar a história e a cultura de Santa Catarina, “mas simultaneamente olhar para o presente e projectar o futuro”, disse à Gazeta das Caldas Mariana Carvalho, que fez parte da organização.
“O passado é muito importante na construção da identidade de um povo, mas se esse conhecimento não é transmitido, os habitantes não criam ligações nem raízes com a vila onde habitam e há todo um sentimento de pertença que se perde”, prosseguiu a responsável.
Para a população local, este evento reveste-se de uma importância extrema, porque a “envolve na identidade da vila” explica esta catarinense. Por outro lado, possibilita que os habitantes locais possam ganhar orgulho em ser de Santa Catarina.
Num balanço do evento, Mariana Carvalho realçava que este superou as expectativas, principalmente porque as pessoas, depois de almoço, mantiveram-se no Centro Pastoral “interessadas e atentas ao diverso programa que decorreu durante a tarde”.
A responsável pela organização lembrou também que esta iniciativa permitiu angariar fundos para as obras no mesmo edifício.
Maria Leão, de 65 anos, é natural de Santa Catarina, onde viveu toda a vida disse que achava muito bem esta festa “porque eu tenho ouvido falar muito do foral de Santa Catarina, mas não sabia do que se tratava”.
O evento, organizado pela associação Mãos à Obra, contou com o apoio da Câmara das Caldas e da Junta de Freguesia de Santa Catarina.

Isaque Vicente
ivicente@gazetadascaldas.pt