Santo Antão com festejos pela região

0
836
Gazeta das Caldas
O chouriço assado é uma tradição nestes festejos (Foto de arquivo)

Os festejos em honra de Santo Antão começam no próximo fim-de-semana e decorrem durante o mês de Janeiro em vários lugares da região. Em Salir de Matos, a festa começa hoje, 12 de Janeiro, e prolonga-se até dia 14. Os festejos decorrerão no novo Centro Pastoral e têm início pelas 19h00, com venda de chouriço. Uma hora mais tarde abre o restaurante e às 22h30 actuam os Bico D’Obra.
No sábado, às 16h00, começa a venda de chouriço e às 19h00 o serviço de jantar. Pelas 22h30 há baile com Linha d’Água. Já no domingo haverá missa às 11h30, seguida de procissão e da actuação da Banda Filarmónica Catarinense. Pelas 13h00 abre o restaurante e a tarde será animada com os grupos Pauliteiros da Serra da Boa Viagem (Figueira da Foz) e Rancho Esperança na Juventude (Nadadouro), seguindo-se a actuação do duo musical Rodrigo & Filipa.
Também em Vale Covo (Bombarral) os festejos começam hoje, com a actuação, pelas 22h00, do grupo musical Papaléguas. Amanhã, sábado, pelas 22h00, a animação será garantida pelo grupo Vasco e Liliana. Já no domingo, pelas 16h00, actuará a classe de ginástica da União Progressiva de Vale Covo e o Grupo de Música Popular Portuguesa “Os mal vestidos”.

Durante os três dias de festa haverá almoços, jantares e outros petiscos. As entradas são livres.
A 17 de Janeiro festeja-se o Santo Antão em Óbidos. Logo de manhã os convivas começam a subir o monte onde existe uma pequena capela em honra do santo, situada a nordeste da vila, para só regressarem ao final da tarde. Consigo levam os chouriços que assam no cimo do Outeiro (ou podem comprar no local) e que acompanham com vinho da região. É também neste dia que são entregues esmolas e imagens de pessoas e animais em cera, em retribuição da ajuda prestada nas horas de aflição.
Já a 21 de Janeiro o “pombal” (no centro da vila das Gaeiras) acolhe a “Festa das Chouriças”, organizada pelo Grupo de Cavaquinhos das Gaeiras. A iniciativa começa pelas 10h00 e contará com a actuação de vários grupos de música tradicional portuguesa.
Em ambiente de “arraial”, os visitantes podem também contar com a tradicional “chouriça” assada e outras iguarias.