A empresária Hélia Silva é a nova presidente do clube. A cerimónia de transmissão de tarefas decorreu a 3 de julho
Tendo por base os dois objetivos do Rotary Internacional para este ano: a esperança na Paz e a saúde mental, a nova presidente do clube caldense, Hélia Silva, propõe-se a fazer uma radiografia à saúde mental na região, no sentido de perceberem o que está a ser feito e qual a estratégia futura a adotar.
“O plano será avaliar os dados de como está a saúde mental na nossa região, para que possamos expor e analisar os resultados, de forma a delinear um plano estratégico de intervenção na comunidade, com ações de formação que decorrerão ao longo do ano”, concretizou. O trabalho irá envolver instituições públicas e privadas, da região, ligadas à psiquiatria e saúde mental.
No que respeita à Paz, a agora presidente do Rotary Clube das Caldas, partilhou que o “grande sonho” é fomentá-la no clube e também através do “estreitamento das relações entre clubes afilhados, padrinhos, e clubes vizinhos, de forma, a que possamos construir rotary juntos, fazer projetos, unir esforços e dinamizar o distrito [rotário de 1960] em conjunto”. E acrescentou: “vejo o rotary não como uma competição entre clubes, mas o aproveitar as sinergias de todos para o bem comum da comunidade”.
Na cerimónia de transmissão de tarefas, que juntou cerca de 90 pessoas e teve representados uma dezena de clubes, a empresária caldense Hélia Silva salientou ainda que pretendem desenvolver alguns novos projetos e consolidar outros já existentes. Entre eles estão o “Neuchâtel Dog” (para aquisição de um cão guia para um cego) e o “Crianças Primeiro” (alimentos para crianças carenciadas), mas também será dada continuidade aos Prémios Escolares e ao Profissional do Ano. A primeira iniciativa a implementar será a Festa Branca, que deverá realizar-se em inícios de setembro. Trata-se de uma festa de cariz solidário, cuja receita será canalizada para os projetos que o clube está a dinamizar.
Durante o próximo ano rotário Hélia Silva pretende fortalecer a ligação com o Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário das Caldas da Rainha, até para desenvolverem ações conjuntas, bem como aumentar o quadro social do clube.
O evento ficou ainda marcado pela transmissão de tarefas também a Filipa Braz, a nova presidente do Rotaract, e pela entrega, pela primeira vez, do prémio “Francisco Almeida Caiado”, que distinguiu a empresa caldense Transwhite. ■