Um buraco na parede foi o método utilizado pela segunda vez em Óbidos para assaltar um banco, durante o Natal. Depois do balcão do BES ter sido assaltado por este método, em Março de 2011, foi a vez da agência do BPI ser visitada por larápios da mesma forma.
Segundo informações da GNR das Caldas, os ladrões arrombaram uma porta e fizeram depois um buraco na parede.
O assalto terá acontecido entre os dias 24 e 26 de Dezembro, tendo sido apenas descoberto na manhã a seguir ao Natal pelos funcionários do banco. O caso está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária, depois da GNR de Óbidos ter estado no local. A agência Lusa contactou com a administração do banco que recusou comentar o assalto e revelar o valor do furto.
Na noite da véspera de Natal, 24 de Dezembro, a PSP das Caldas deteve um homem de 44 anos por resistência, ameaças e agressões a agentes da autoridade. Segundo informação da polícia, os agentes tinham sido chamados ao local por causa de uma discussão e quando abordaram o indivíduo foram ameaçados de morte e agredidos.
Para conseguirem detê-lo foi necessário utilizar gás pimenta. Um dos polícias e o agressor tiveram que receber assistência médica no Hospital das Caldas por causa de ferimentos ligeiros. O outro agente envolvido ficou com os seus óculos partidos. O agressor terá também partido três pára-brisas de veículos que estavam estacionados na zona da detenção.
No dia anterior, pelas 21h30, a PSP das Caldas deteve outro indivíduo que tinha pendente um mandato de detenção, do Tribunal de Viseu, para cumprimento de pena de prisão.
Também a 26 de Dezembro, pelas 18h30, a polícia caldense deteve um homem de 32 anos que tinha pendentes mandados de detenção e condução, emitidos pelo Tribunal das Caldas. O detido foi entregue no estabelecimento prisional das Caldas para cumprimento de pena de dois anos e quatro meses de prisão.
Na mesma altura foi detida uma mulher de 31 anos, também com mandados de detenção e condução para cumprimento da pena de prisão de 66 dias. A pena de prisão será cumprida no Estabelecimento Prisional de Tires.
Um estabelecimento comercial foi assaltado a 24 de Dezembro em Alcobaça. No mesmo dia foram apresentadas duas queixas pelo furto de cobre em Montes (Pataias) e Salir de Matos. No dia 25 foi assaltada uma casa em Chão do Galego (Benedita), com recurso a uma chave falsa.
Uma casa foi assaltada a 26 de Dezembro no empreendimento Praia D’El Rey, em Óbidos. No mesmo dia foram apresentadas duas queixas pelo furto de cobre, em Tornada e São Gregório.
Os ladrões estiveram mais activos na região a 27 de Dezembro com assaltos a um armazém nas Caldas, a uma garagem na Maiorga (Pataias) e uma casa no Baleal. A GNR recebeu ainda cinco queixas pelo furto de cobre e outros metais nos concelhos de Alcobaça e Peniche.
No dia 28 foi assaltada uma casa na Atouguia da Baleia e no dia seguinte assaltaram outra residência na Amoreira (Óbidos).
Na manhã de 23 de Dezembro, pelas 11h30, a PSP de Peniche deteve um jovem de 22 anos que conduzia uma mota sem ter carta. Em São Martinho, no dia 24, foi detido um condutor, com 39 anos, por se recusar em efectuar o teste de álcool. Nesse dia, em Taveiro (Benedita), a GNR deteve um homem de 54 anos com 2,66 gr/l. No dia de Natal foi detido outro condutor, na estrada nacional 8 (perto da Benedita) com 1,40 gr/l.
A 26 de Dezembro, pelas 22h00, foi detido nas Caldas um homem com 52 anos que conduzia uma mota e acusou uma taxa de álcool no sangue de 1,70 g/l. Na Benedita um homem de 42 anos foi apanhado com 1,77 gr/l. A 30 de Dezembro, em Turquel, a GNR deteve um jovem de 22 anos que conduzia um veículo apreendido.
De 24 a 30 de Dezembro a GNR das Caldas registou na área do seu destacamento territorial um total de 32 acidentes, dos quais resultaram cinco feridos ligeiros.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt