Segurança Social de Óbidos tem novo espaço no Bairro dos Arcos

0
318
A inauguração contou com o secretário de Estado da Segurança Social, Jorge Campino (à esquerda)

Serviços passaram para o edifício do Centro de Gestão da Empresa Agrícola de Óbidos

Desde a passada sexta-feira o Serviço de Atendimento de Óbidos da Segurança Social passou a funcionar nas instalações do Centro de Gestão da Empresa Agrícola, no Bairro dos Arcos. O novo espaço retira os serviços do edifício onde estava, no interior das muralhas, onde as barreiras arquitetónicas dificultavam o acesso sobretudo a pessoas com mobilidade reduzida. O novo espaço foi inaugurado na segunda-feira, com a presença do secretário de Estado da Segurança Social, Jorge Campino.
Filipe Daniel, presidente da Câmara de Óbidos, disse que “não podia ficar indiferente a pessoas com grandes dificuldades de mobilidade” que tinham que se deslocar ao equivalente a um segundo ou terceiro andar para aceder aos serviços de Segurança Social de Óbidos.
O novo espaço, que funciona num conjunto e salas alugadas nas instalações onde funciona igualmente o Centro de Gestão da Empresa Agrícola, no Bairro dos Arcos, elimina a necessidade de subir lanços de escadas, situa-se numa zona de fácil estacionamento e também com acesso a transportes públicos.
No entanto, Filipe Daniel assinalou que, apesar do novo espaço reunir melhores condições de acesso e melhores condições de trabalho aos funcionários, é esta mudança é apenas transitória, uma vez que o município tem já em fase avançada um projeto para a construção do edifício multisserviços que vai agregar um conjunto de serviços públicos. “Estamos a apostar na modernização e desmaterialização, com o contributo do governo e da Agência para Modernização Administrativa, utilizando já tecnologia de ponta com inteligência artificial. Estamos a trabalhar num ecossistema de serviço público onde teremos a conservatória, a Segurança Social, a Junta de Freguesia, um check-in geral para todas as unidades hoteleiras dentro e fora da vila, um investimento enorme, 3 milhões de euros”, disse, acrescentando que esse projeto só deverá estar concluído dentro de dois a três anos.
Além da acessibilidade e da modernização para melhorar a prestação de serviços públicos aos munícipes, Filipe Daniel acrescentou que “estes serviços públicos são muitas das vezes fundamentais também para dinamizar territórios”, o que justifica igualmente esta aposta.
O presidente da Câmara de Óbidos agradeceu ao diretor distrital da Segurança Social de Leiria e ao secretário de Estado o empenho e a celeridade no despacho dos documentos necessários para agilizar a mudança de espaço.
João Paulo Pedrosa, diretor distrital da Segurança Social de Leiria, destacou que a solução encontrada “é fantástica”, devolvendo o agradecimento ao autarca.
Jorge Campino, secretário de Estado da Segurança Social, agradeceu também “esta intervenção da autarquia. A função de ambos é servir os cidadãos e a proximidade. Nós estamos empenhados em melhorar esta proximidade, este atendimento ao cidadão, não só pelas melhores condições de trabalho que os colegas aqui irão ter, mas também pela acessibilidade via Internet, que é um espaço aberto, com rapidez, com eficiência e com qualidade”.
Marcaram ainda presença na cerimónia de inauguração Octávio Oliveira e Sofia Carvalho, presidente e vogal do conselho diretivo do Instituto da Segurança Social, representantes de algumas das IPSS do concelho obidense e o presidente da direção do Centro de Gestão Agrícola de Óbidos, António José Timóteo. ■