Seis Geoparques para conhecer em Portugal

0
372
Geopark Naturtejo foi o pioneiro

Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela prometem boas experiências

Com a atribuição da chancela UNESCO ao Geoparque Oeste o país passou a ter uma rede com um total de seis geoparques reconhecidos internacionalmente e inscritos na Rede de Geoparques Mundiais da UNESCO.
O primeiro geoparque nacional a integrar a rede mundial foi o pioneiro Geopark Naturtejo, ainda em 2006 (há 18 anos). Inclui os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão, num território de mais de 5000 quilómetros quadrados onde se destaca “o vasto património geomorfológico, geológico, paleontológico e geomineiro”.
Três anos depois era reconhecido internacionalmente o Arouca Geopark, focado no concelho de Arouca, numa área de 328 quilómetros quadrados, com um total de 41 sítios de interesse geológico.
Nos Açores a classificação para o Geoparque, que abrange as nove ilhas, ocorreu no ano de 2013, num território onde é possível visitar vulcões, caldeiras, lagoas, camposlávicos, fumarolas, águas termais, grutas e alcares vulcânicos, fajãs, escarpas de falha e depósitos fossilíferos marinhos, entre outros locais de interesse.
No ano seguinte foi o Geopark Terras de Cavaleiros a ser inscrito nesta rede mundial. Este encontra-se em pleno planalto transmontano, no concelho de Macedo de Cavaleiros (distrito de Bragança). Com uma área de praticamente 700 quilómetros quadrados, o geoparque abrange um total de 42 geossítios.
O último a entrar na rede mundial, antes do Oeste, tinha sido o Estrela Geopark, focado, claro, na Serra da Estrela. O geoparque inclui território dos nove municípios que se estruturam em torno da serra. São eles os concelhos de Belmonte, de Celorico da Beira, da Covilhã, de Fornos de Algodres, de Gouveia, da Guarda, de Manteigas, de Oliveira do Hospital e de Seia. O Estrela Geopark recebeu a chancela da UNESCO há quatro anos, em 2020 e Tem uma área de mais de 2200 quilómetros quadrados com um total de 147 geossítios. ■